Mobilidade

Novas formas de pagamento nos parques da Trindade e Duque de Loulé

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Novas_Formas_Pagamento_Parques_Trindade_Duque_Loule_01.JPG

DR

A partir deste mês já será possível a todos os utilizadores dos parques de estacionamento da Trindade e do Duque de Loulé efetuarem o pagamento da sua avença, através das caixas de pagamento automático.

Com o objetivo de simplificar a utilização dos parques de estacionamento, a STCP Serviços adotou novas formas de pagamento das avenças: através de cartão bancário ou numerário (notas e moedas). Para além do pagamento, o utilizador pode também consultar o estado da avença e pedir a emissão de fatura que comprova o pagamento. Esta medida impactará os cerca de 150 avençados que utilizam os parques de estacionamento.

Esta é mais uma iniciativa que tem como objetivo melhorar a experiência dos utilizadores dos parques de estacionamento municipais geridos pela STCP Serviços. Já em setembro, foi disponibilizado o serviço de pagamento do estacionamento através da Via Verde, respondendo assim a uma das recomendações mais recorrentes dos utilizadores dos parques.

Contribuir para o Pacto do Porto para o Clima

A disponibilização do serviço Via Verde Parques representou uma diminuição significativa do volume de pagamentos efetuados através de numerário, permitindo assim otimizar a frequência das operações de recolha e aprovisionamento de numerário nas caixas de pagamento automático.

Ambas as iniciativas concorrem para a melhoria da eficiência da operação da STCP Serviços, desde logo, através da redução do dispêndio de consumíveis relacionados com a faturação e pagamento das avenças e do estacionamento em regime de rotação, contribuindo para a prossecução dos objetivos preconizados no Pacto do Porto para o Clima, do qual a STCP Serviços é subscritora.

Recorde-se que ao abrigo do contrato programa firmado com a Câmara Municipal do Porto, a STCP Serviços gere, neste momento, cinco parques de estacionamento da cidade: Trindade, Duque de Loulé, Caminhos do Romântico, Viela do Anjo e Terminal Intermodal de Campanhã. Com uma oferta total de 858 lugares para veículos ligeiros, 34 para ciclomotores e 140 lugares para velocípedes, só entre junho e dezembro do último ano, deram entrada nos três parques que têm um modelo de rotação e avenças (TIC, Trindade e Duque de Loulé) cerca de 200 mil pessoas.