Mobilidade

Novas carruagens do metro prontas a circular em maio

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Metro do Porto apresentou, na manhã deste sábado, o novo veículo da sua frota, num evento que decorreu na Estação da Trindade. Em maio, entram em circulação cinco das 18 carruagens encomendadas à empresa chinesa CRRC Tangshan.

O novo veículo vai estar em exposição, na Estação da Trindade, durante todo o fim-de-semana (e até dia 14), com vistas abertas a toda a população.

A composição é uma das 18 encomendadas ao maior fabricante mundial de veículos ferroviários. Chegou em dezembro e, segundo Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, vai entrar na rede em maio após "ensaios e testes muito exigentes".

Irá juntar-se a mais quatro no final de março, ficando assim completo o leque dos primeiros cinco veículos a entrar na rede em maio. De acordo com o presidente da Metro, em julho vão chegar mais cinco, prevendo-se que os restantes sejam entregues à empresa em setembro, para que no final do ano já todos estejam ao serviço.

Trata-se de um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Fundo Ambiental. Os novos veículos têm uma velocidade máxima de circulação de 80 km/h e capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 sentados. Vão circular em todas as linhas da rede do metro a partir do próximo Verão, aumentado a frota da empresa para as 120 composições.

A apresentação da nova composição decorreu na manhã deste sábado, e contou com as presenças do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, e do presidente da Metro, Tiago Braga.

"Temos procurado alargar a oferta, queremos recuperar passageiros para o transporte público", assegurou o ministro do Ambiente, para quem a nova carruagem é "moderna e responde às preocupações que a Metro do Porto tem", referiu.