Cultura

Novas atividades ping! na Galeria Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_GMP_Atlas.JPG

Renato Cruz Santos

No próximo fim de semana há agenda preenchida com ping!, e duas exposições para visitar, até 21 de novembro, na Galeria Municipal do Porto.

Na sexta-feira, dia 22 de outubro, pelas 19 horas, decorrerá a sessão de encerramento do eixo Um Elefante no Palácio de Cristal. O programa, desenhado por Alexandra Balona, Melissa Rodrigues e Nuno Coelho, apresentou um ciclo de conferências, debates, workshops e percursos ao longo do ano, tendo como ponto de partida uma reflexão e análise crítica acerca da “Primeira Exposição Colonial Portuguesa”, realizada nos Jardins do Palácio de Cristal, em 1934. Os Interstruct Collective, que foram convidados a desenvolver um projeto transversal a todo o programa, aproveitarão a ocasião para a apresentação do projeto “ATLAS”, uma cartografia relacional entre imagens, palavras e conceitos referentes ao legado colonial.

Este último momento, que irá decorrer no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, contará ainda com uma conferência do antropólogo e sociólogo Bruno Sena Martins, sob o tema “A autorrepresentação das vidas negras: entre legados imperiais e resistências ancestrais”.

Também integrado no ping! - Programa de Incursão à Galeria, no sábado, às 16 horas, decorre mais um percurso Exodus, que será conduzido por Fátima Lambert, com um roteiro Boavista – Baixa. A curadora e crítica de arte orientará um passeio, com início nos Jardins do Palácio de Cristal, com enfoque nas esculturas presentes e que fizeram parte do “Simpósio Internacional de Escultura em Pedra - Porto 85”, continuando depois com uma visita guiada às galerias Quadrado Azul e Pedro Oliveira.

Para assistir às atividades no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett deve levantar o bilhete gratuito (máximo dois por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento. Aconselha-se a reserva antecipada de bilhete através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt. A participação no percurso requer inscrição prévia para o mesmo email.

As exposições "Pandemic - I don't know Karate but I know Ka-Razor!", de Filipe Marques, e “Os novos babilónios: Atravessar a fronteira”, de Pedro G. Romero, podem ainda ser visitadas de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.