Cultura

Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte expostas pela primeira vez

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

São 30 obras, adquiridas pela Câmara do Porto para a Coleção Municipal de Arte, que integram o programa anual "Aquisições", e que são expostas, pela primeira vez, na Galeria Municipal. A inauguração da exposição "Derivas e Criaturas – Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte" decorreu ontem, ao final da tarde, e contou com as presenças do presidente da Câmara, Rui Moreira, da diretora artística da Galeria Municipal, Filipa Ramos, e do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.

"Este projeto [de aquisição de obras de arte] é para continuar", garantiu Rui Moreira, revelando: "Este ano vamos reforçar a verba para esta área, em 25%, com a compra, através de galerias e exposições ou diretamente a artistas".

O presidente do Município deixou mesmo um apelo a galeristas e curadores: "Era importante que estas coisas não ficassem fechadas".

Da pintura à escultura, passando pelo filme, vídeo, fotografia, instalação e performance, este projeto expositivo apresenta um conjunto diverso de obras, com assinatura de Alexandra Rafael, Ani Schulze, Ana Vidigal, Carla Cruz e Cláudia Lopes, Clarice Cunha, Dinis Santos, Estefanía Landesmann, Francisco Venâncio, Hilda de Paulo, Inês Leal, Inês d'Orey, Inês Tartaruga Água, Isabel Carvalho, Jiôn Kiim, Joana Patrão, Joana Pimentel, José Loureiro, Laetitia Morais, Maria Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Marlon de Azambuja, Mónica Baptista, Odair Monteiro e Pedro Proença.

Integrado no programa de inauguração decorreu uma performance, "Variações para Piões nº1", de Inês Tartaruga Água, interpretada por Beatriz Bizarro, Inês Tartaruga Água, Rui Fonseca e Xavier Paes.

"Derivas e Criaturas – Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte" está em exibição até 19 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.