Cultura

Nova temporada dos Concertos Promenade no Coliseu com muitas novidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_concerto_promenade_O Retabulo_Mestre_Pedro.JPG

DR

Os Concertos Promenade do Coliseu Porto Ageas regressam com muita vontade de contar algumas das melhores histórias da música. A edição 2024 deste ciclo de concertos comentados para famílias começa já este domingo, dia 24, e, até novembro, há seis concertos muito especiais a não perder, ao ritmo de um domingo por mês, às 11 horas.

Pulsat Percussion Group apresenta, este domingo, “... Até ao Mar”, uma viagem musical baseada na curta-metragem infantil "Paddle to the Sea", que será exibida ao longo do concerto. "Paddle to the Sea" é uma jornada pelo mundo aquático e um verdadeiro hino à natureza, chamando a atenção dos mais novos para a ecologia.

Neste concerto evoca-se um dos mais importantes recursos do planeta, a Água. Numa viagem pelos canais de rios e mares, o público é transportado para um mundo de sons imaginários e da natureza - uma ousadia à versatilidade da percussão. A música recorre a ideias musicais dos compositores Philip Glass (especificamente em "Águas da Amazónia", que será ouvida neste concerto) e Jacob Druckman, e constitui uma reflexão artística acerca da água e da sua importância, além de evocar, claro, a divertida e aventurosa viagem da pequena canoa Paddle.

"Canções da Liberdade" em abril

O segundo concerto, “Canções da Liberdade”, acontece na semana em que assinalam os 50 anos do 25 de abril, e é sob inspiração da Revolução dos Cravos que a Orquestra de Jazz de Espinho lançou o repto a oito compositores para criar obras inéditas sobre canções icónicas que, à volta do globo, materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana.

De José Afonso a Nina Simone, de LLuis LLach à Liberation Music Orchestra, de Sérgio Godinho a Sam Cooke, o repertório deste concerto, marcado para 28 de abril, propõe uma visão da música como motor para a mudança, mediação coletiva, grito de liberdade. Para dar voz a estas canções, teremos dois convidados muito especiais: Marta Ren e JP Simões.

"Romeu e Julieta", de Tchaikovsky, apresenta-se a 26 de maio, é inspirado na clássica obra de Shakespeare, aqui interpretada pela Orquestra Sinfónica ARTAVE. Após a pausa de verão, os Promenade retomam a 15 de setembro com “Um Americano em Paris”, onde o compositor George Gershwin mostra, através da música, a sua visão sobre a capital francesa. A música será interpretada pela Orquestra Sinfónica Ensemble.

Garota Não apresenta "Carta Branca"

No mês seguinte, a 13 de outubro, o Coliseu dá as boas-vindas a uma convidada especial: A Garota Não recebe “Carta Branca" para escolher o programa e oferecer um concerto único e imperdível. Além de cantar algumas das suas músicas, que a elevam ao estatuto de grande revelação na voz e na composição, vai dar a conhecer as obras clássicas de que mais gosta, tocadas pela Orquestra Clássica de Espinho.

A temporada despede-se ao ritmo de “O Bolero”, de Maurice Ravel, uma das mais amadas pelos melómanos e que importa dar a conhecer aos mais novos. O concerto acontece a 24 de novembro, com a música da Orquestra Clássica da ESMAE.

Projeto identitário do Coliseu, este ciclo de concertos é especialmente pensado para crianças, famílias e alunos das escolas, pelo seu caráter formativo, desmistificando o caráter tantas vezes solene da música clássica. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para jovens músicos e orquestras locais e nacionais se apresentarem no Coliseu.

O musicólogo Jorge Castro Ribeiro conta ao público todas as curiosidades sobre as obras musicais, abrilhantadas pelo design multimédia de Sara Botelho. Há ainda um quizz musical, imediatamente antes do concerto, para os espectadores participarem.