Mobilidade

Nova linha Rubi vai estar pronta em 2026 com ligação por ponte exclusiva ao metro

  • Paulo Alexandre Neves

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Setecentos e oitenta e cinco dias após o lançamento do concurso público internacional de ideias e projeto de execução de uma nova travessia sobre o rio Douro, integrada na futura Linha Rubi (H), em simultâneo com a assinatura de contrato de empreitada das linhas Amarela (D) e Rosa (G), foi, esta quarta-feira, realizada nova cerimónia, na Alfândega do Porto, agora de lançamento do concurso público internacional para a construção da nova linha de metro, a ser construída até 2026, entre a Casa da Música e Santo Ovídio.

No caso concreto da nova infraestrutura sobre o rio Douro, entre a zona de Massarelos/Campo Alegre e a Arrábida, ela terá uma cota de 70 metros acima do rio e uma extensão total de tabuleiro de 835 metros. É uma das primeiras obras construídas em Portugal que não se destina a uma finalidade rodoviária, uma vez que servirá apenas o Metro, a circulação pedonal e a utilização por bicicletas.

Este facto foi salientado, durante a cerimónia, pelo presidente da Câmara do Porto, lembrando que "não há pontes invisíveis" e que "queremos atingir a neutralidade carbónica em 2030 e isso não é possível se não formos capazes de arranjar uma substituição para o transporte individual".

Por isso, afirmou, "tenho menos paciência para aqueles que dizem que devíamos pôr ali os automóveis a andar em cima, para as pessoas que dizem que o 'metrobus' vai incomodar os automóveis, porque são essas mesmas pessoas que querem que os outros cumpram com os compromissos ambientais, mas eles não são capazes de fazer os sacrifícios".

"Esquecem-se, seguramente, de que os filhos deles, os netos e os bisnetos também têm direito a um planeta", acrescentou Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto salientou também as boas relações existentes, atualmente, com o seu homólogo de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues – "quando cá chegámos, as duas cidades viviam de costas voltadas", recordou –, já que “temos sido capazes de trabalhar em conjunto, resultando em benefício para as populações de ambos os concelhos”, disse.

Chegar a 12 milhões de novos passageiros com a nova linha

O ministro do Ambiente e da Ação Climática deixou a garantia que a nova linha e a nova ponte vão "expandir a cobertura territorial do sistema do metro da Área Metropolitana do Porto, mas, acima de tudo, reduzir os problemas de congestionamento entre o Porto e Vila Nova de Gaia". "Temos a expectativa de chegar a 12 milhões de novos passageiros, e, acima de tudo, evitar a emissão de 12 mil toneladas de dióxido de carbono durante o primeiro ano de operação da linha Rubi", acrescentou Duarte Cordeiro.

Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia e da Área Metropolitana do Porto (AMP), a linha Rubi é "uma das mais estruturantes obras de mobilidade urbana da região". "Permite um eixo estruturante que começa em Santo Ovídio, rebatendo na Linha Amarela e na futura estação da alta velocidade, vai às Devesas, rebatendo com a linha ferroviária do Norte, e segue pela Arrábida até ao Campo Alegre e à Boavista, permitindo alavancar o uso do transporte público em zonas, absolutamente, essenciais", frisou Eduardo Vitor Rodrigues.

Propostas para construção apresentadas até dia 17 de julho

A ligação entre a Casa da Música e Santo Ovídio terá um custo total de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões garantidos pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Vai acrescentar 6,3 quilómetros à rede de metro, estando previsto a sua finalização até meados de 2026. Os seus benefícios sociais, económicos e ambientais estão quantificados em 1,7 mil milhões de euros. Integra oito novas estações, cinco das quais subterrâneas.

O prazo para os eventuais concorrentes apresentarem propostas para a sua construção termina a 17 de julho, de acordo com o presidente da Metro do Porto. "A nossa intenção é começarmos as obras durante o quarto trimestre do presente ano. Estimamos que no início de novembro tenhamos condições para iniciar as obras", adiantou Tiago Braga.

Recorde-se que o nome da nova ponte, numa iniciativa conjunta do Jornal de Notícias, das câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, aberta à participação e à votação dos cidadãos, será dado a conhecer durante o próximo mês de Junho.