Cultura

Nova Iorque assistiu ao seu primeiro Porto PianoFest

  • Notícia

    Notícia

#Henrique_Mano_Luso_Americano_portopianofest_usa_NunoMarques01.JPG

O festival Porto PianoFest acaba de apresentar em plena 5.ª Avenida, em Nova Iorque, o seu primeiro evento internacional realizado fora de Portugal que, neste caso, contou com a parceria da Câmara de Comércio Portugal-EUA e com a AICEP. 

O concerto aconteceu no Yamaha Artist Services, em Manhattan, e teve por objetivo apresentar junto da comunidade luso-americana o festival anualmente coproduzido pela Câmara do Porto com a cooperativa Cadenza, promovendo o diálogo artístico transatlântico, bem como a imagem do Porto e de Portugal.

"Fizemos uma retrospetiva das edições passadas e uma apresentação da edição 2018", que decorrerá entre 30 de julho e 5 de agosto, relata Nuno Marques (na foto), o músico português radicado em Nova Iorque e que assume a direção do Porto PianoFest

Seguiu-se um recital por quatro pianistas ligados ao festival, nomeadamente a norte-americana Amy Gustafson, artista convidada em 2017, o filipino Stephen Lee, pianista bolseiro do Porto PianoFest em 2016, a norte-americana Mariel Mayz, que é vice-diretora do festival, e o próprio Nuno Marques.

"O evento foi um sucesso", aponta o diretor, acrescentando que "conseguimos aumentar o perfil e projetar a imagem do festival e do Porto em Nova Iorque e nos Estados Unidos". Além disso - avança Nuno Marques - "procuramos patrocinadores internacionais para o festival e este evento, que foi o primeiro fora do Porto, foi o ponto de partida ideal para dar a conhecer todo o potencial do Porto Pianofest".

A assistência de cerca de uma centena de pessoas incluiu o embaixador da União Europeia na ONU, João Vale de Almeida, e os presidentes da Câmara de Comércio Portugal-EUA e da AICEP NY, além de altos cargos de empresas portuguesas com representação nos EUA (como a EDP) e outros membros destacados da comunidade luso-americana.

Aliás, além da cobertura pela imprensa luso-americana, o primeiro Porto PianoFest em Nova Iorque contou também com a atenção da RTP Internacional, que fez uma reportagem sobre o evento e deverá emiti-la em abril.

O Porto PianoFest oferece anualmente à cidade do Porto concertos e recitais ao mesmo tempo que promove jovens estudantes de piano, proporcionando-lhes conferências e masterclasses e pondo-os também em contacto com professores de prestígio e artistas de reputação internacional.