Sociedade

Nova exposição "obriga" a refletir na Galeria Municipal

  • Notícia

    Notícia

"Estar vivo é o contrário de estar morto" é o nome da exposição de arte contemporânea que a Galeria Municipal do Porto inaugurou neste fim de semana e que lança propostas de reflexão ao visitante.

No Piso 1 da galeria, nos Jardins do Palácio de Cristal, esta nova exposição, que tem curadoria de Guilherme Blanc e Luísa Saraiva, reúne trabalhos em diferentes suportes (obras performativas, pictóricas e fílmicas) de perto de duas dezenas de autores. A sugestão curatorial aponta para a reflexão sobre a relação do ser humano com o meio natural e para o questionamento acerca do estado de vulnerabilidade dos seres vivos no contexto das dinâmicas contemporâneas.

"Estar Vivo é o Contrário de Estar Morto" integra obras de Sophia Al-Maria; Cao Fei; Julia Gruner; HARTMANNMUELLER; Eva Meyer-Keller; Renato Leotta; Pedro Magalhães; Rita Nátálio & João dos Santos Martins; Mumtazz; Calixto Neto; Damián Ortega; Musa paradisiaca; Gabriel Rico; Gabriel Sierra; Karlheinz Stockhausen; Bergado/Terebentina e Pedro Tudela.

A abertura da exposição ao público foi seguida da performance do fagotista Pedro Silva apoiado na peça "In Freundschaft", de Karlheinz Stockhausen. E hoje mesmo, pelas 19,30 horas, é a vez de Eva Meyer-Keller apresentar "Death is certain", uma performance em que a artista utiliza cerejas como protagonistas e que se inspira nos contos de fadas, onde por vezes os objetos ganham vida.

O programa contempla a apresentação de mais seis performances até 16 de novembro, véspera do último dia em que "Estar Vivo é o Contrário de Estar Morto" está patente na Galeria Municipal do Porto. Além disso, todos os sábados há visitas guiadas com início às 16 horas.

A entrada é livre e pode ser feita de terça-feira a sábado entre as
10 e as 18 horas ou aos domingos entre as 14 e as 18 horas. A Galeria fecha à segunda-feira e nos feriados. 

+info: Galeria Municipal do Porto