Cultura

Nova exposição da Galeria Municipal inaugura com duas performances

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Lara & Noa Castro Lema.jpg

DR

A exposição "Norte Silvestre e Agreste" abre este sábado, dia 9, a partir das 16 horas, com curadoria de Filipa Ramos e Juan Luis Toboso. Apresenta obras de vários artistas nos dois pisos da Galeria Municipal.

A exposição, que se debruçará sobre as singularidades e práticas do Noroeste Ibérico Atlântico congrega obras em diferentes formatos: da escultura, à pintura, instalação, vídeo e desenho, o projeto apresentará ainda um programa público de performances, projeções de vídeo e visitas guiadas.

Pelas 17 horas, acontecerá a performance "Crónica da Cábria", por Mouræ. Materializada através de uma colagem sonora de diversas proveniências, refletirá as ligações entre fantasia e realidade, futuro e passado, enquanto pondera os possíveis conflitos da sua idealização.

A partir das captações sonoras de ofícios e labores que se vão extinguindo gradualmente, remisturadas com sons do presente, Mouræ percorre a viagem inversa do peixe congro, que é seco nas Cábrias de Muxia (Galiza) e comercializado em Calatayud (Castela).

Exposição patente até 10 de março de 2024

A abertura de "Norte Silvestre e Agreste" contará ainda com a performance "A las aves, meu amigo", pela dupla de artistas galegas Lara e Noa Castro Lema, centrada na tradição oral e nas lógicas de partilha de conhecimento através da história, da música e da memória.

As investigações destas artistas, que cruzam as sonoridades humana e animal para pensar as possibilidades de fantasia e conexão com o mundo, culminarão pelas 18 horas, debruçando-se sobre o mito do extinto Auroque e do Tetraz, em perigo de desaparecimento.

A exposição estará patente até 10 de março de 2024 e conta com a participação de Alejandra Pombo Su, Cem Raios T’abram, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Diego Vites, Judith Adataberna, Lois Patiño, Mariana Barrote, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Maruja Mallo, Óliver Laxe, Salvador Cidrás, Vicente Blanco e Von Calhau!.

Com entrada gratuita, a mostra poderá ser visitada das 10 às 18 horas, de terça-feira a domingo.