Cultura

Nova edição dos Cadernos do Rivoli já está disponível

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

jose_caldeira_cadernos_rivoli_10_historias_da_danca_01.JPG

José Caldeira

Está já disponível a nova edição dos Cadernos do Rivoli, um projeto iniciado e desenvolvido, durante anos, por Isabel Alves Costa, enquanto programadora e diretora do Teatro Rivoli, lançado pela primeira vez em outubro de 2002. Interrompida em 2004, a publicação foi retomada em 2017, durante a direção artística de Tiago Guedes.

Centrado exclusivamente na dança, este novo volume compila contributos de importantes nomes nacionais e internacionais, onde “cada texto é um mapa, uma conversa”. Um arquivo “sem classificadores” para se conhecer melhor a história das artes performativas, editado pelo Teatro Municipal do Porto (TMP).

A décima edição, que é bilingue, centra-se exclusivamente na dança, área em destaque na programação do TMP e também do DDD – Festival Dias da Dança.

“Esta edição reúne os textos das sessões da iniciativa ‘História(s) da Dança’, que começou em novembro de 2020 [ainda se mantém], e que convida os públicos a revisitar as obras e os percursos desses coreógrafos na companhia de quem investiga e escreve sobre dança”, assume Jonathan da Costa, um dos editores responsáveis pelo tratamento dos conteúdos recolhidos e compilados, juntamente com Cristina Planas Leitão e Pedro Galante.

Trata-se de um conjunto de textos ensaísticos que procura, assim, desvelar mais sobre o setor das artes performativas e de alguns dos seus nomes. “Encontramos novas formas de adentrar em corpos de trabalhos e percursos largamente estudados, mas também de artistas, cujo percurso se vai construindo, como Marcelo Evelin ou Phia Ménard”, assume.

Mas há mais: “João dos Santos Martins fala, retrospetivamente, sobre o seu próprio diálogo com a história da dança, Piny e Nala Revlon trazem a cultura ballroom na sua diversidade para esta mesa. João Fiadeiro desvela ainda os seus próprios processos, em conversa com Delfim Sardo”, revela o editor da publicação.

A publicação está à venda nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), com o preço de 17,50 euros.

A próxima edição encontra-se a ser delineada, já que, fruto do recente modelo de codireção do Departamento de Artes Performativas (que inclui o TMP), o formato está a ser repensado.