Sociedade

Nova edição do Portugal Fashion arranca com aproximação a África no calendário

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A 49.ª edição do Portugal Fashion inicia hoje no Porto. Até 16 de outubro, o evento de promoção da moda nacional regressa aos desfiles presenciais e traz com ele várias novidades, sendo a mais relevante a parceria com o Afreximbank, banco de investimento comprometido com a divulgação da economia criativa e cultural africana. Rui Moreira recebeu esta manhã, nos Paços do Concelho, os promotores da iniciativa, saudando a aproximação dos dois mercados e o facto de ser o Porto a cidade escolhida para acolher um evento desta dimensão internacional.

Em julho último, a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, enquanto entidade promotora do Portugal Fashion, celebrou uma parceria com o banco africano de exportações e importações, com o objetivo de promover a indústria africana do vestuário e do têxtil em Portugal. Esta parceria faz parte do programa Creative Africa Nexus (CANEX), que pretende facilitar o investimento nos setores criativo e cultural em África através do financiamento, reforço das capacidades, promoção da exportação e do investimento em talentos africanos.

Nesse sentido, 20 designers de diversos países de África apresentam as suas coleções no Porto, durante os próximos dias, “esperando, com esta abordagem, conseguir novos desafios, novos mercados internacionais, e desenvolver a sua capacidade através da incubação da marca”, destaca a organização do Portugal Fashion.

Com o intuito de assinalar o arranque de mais uma edição do evento na cidade do Porto, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recebeu a comitiva na manhã desta terça-feira, acompanhado do vice-presidente, Filipe Araújo. A sessão de boas-vindas teve lugar à porta fechada, na Sala D. Maria (espaço de referência nos Paços do Concelho para os atos oficiais protagonizados pelo presidente da Câmara do Porto e respetivo Executivo Municipal), tendo marcado presença o presidente da ANJE, Alexandre Meireles, um dos vice-presidentes da estrutura associativa, Manuel Mota, bem como membros do board do Afreximbank, entre os quais o presidente do Afreximbank, Benedict Orama.

O primeiro ato da 49.ª edição do Portugal Fashion aconteceu já da parte da tarde, na Alfândega do Porto, com a iniciativa “Portugal - Africa Investment Roundtable Talks”, uma jornada de reflexão, debate e networking dedicada a negócios, investimentos, exportações e parcerias entre Portugal e África no setor têxtil e de vestuário. Dividida por painéis temáticos, teve hoje a sua estreia com a conversa subordinada ao tema “Closing the Investment Gap: Building Resilient Africa – Europe Textile Value Chains Post Covid”.

Rui Moreira participou da sessão, que reuniu investidores africanos e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias. Dando como exemplo o caso de sucesso da indústria têxtil na Região Norte do país, resiliente às crises, o presidente da Câmara do Porto estabeleceu o paralelismo com África.

“Previam que esta indústria ia desaparecer da Região, mas a boa notícia a contar 25 anos depois é que continuamos aqui. E conseguimos isso através de tecnologia, de apoio aos designers, de empreendedorismo. E vemos alto potencial para isso acontecer também em África”, sublinhou o autarca, que acredita que a nova geração africana tem dado ao mundo “uma imagem de sucesso”, beneficiando também da juventude da sua população e dos recursos naturais existentes.

O presidente da Câmara do Porto, que falava no painel moderado por Alexandre Meireles, afirmou ainda que, ao longo dos últimos anos, a ANJE tem incentivado o investimento nas fileiras do têxtil e da moda de autor, pelo que perspetiva que a relação do Portugal Fashion com o banco africano de investimento Afreximbank possa ser geradora de oportunidades para os dois mercados. “Nós, na Câmara, queremos ser o matchmaker [facilitador]”, vincou Rui Moreira.

Entre os convidados internacionais da sessão, além de Benedict Oramah, que já de manhã visitara a Câmara do Porto, participaram o CEO da Federação Africana das Indústrias Têxtil e de Algodão, Emmanuel Mukua, o vice-presidente da Africa FinanceCorporation, Mohammed Usman Abdul-Razzaq, o CEO da Pan African Capital Holdings, Chris Oshiafi, o diretor executivo da Heritage Apparels, AbisadeAdenubi, o presidente da Orango InvestmentCorporation, Paulo Gomes, o diretor comercial e de sustentabilidade da Farfetch, Giorgio Belloli, entre outros.

A 49.ª edição do Portugal Fashion arranca hoje em formato presencial, tendo na Alfândega do Porto o epicentro do evento de moda. Até dia 16 de outubro, sábado, o line-up (calendário) inclui 35 desfiles e apresentações de primavera/verão 22 de, aproximadamente, 50 marcas e criadores.

Toda a informação sobre a edição Portugal Fashion SS22 disponível aqui.