Economia

NOS Primavera Sound: três dias de música são 36,1 milhões de impacto económico

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Miguel Nogueira

Um estudo conduzido no recinto do NOS Primavera Sound pelo ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresarias e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) estimou o impacto económico do evento em 36,1 milhões de euros. Os festivaleiros de nacionalidade estrangeira foram 37% do total, com 33 nacionalidades diferentes identificadas.

Os últimos acordes ainda soavam no Parque da Cidade, e já podia fazer-se um balanço muito positivo do NOS Primavera Sound, de regresso após a interrupção forçada pela pandemia. Ao longo dos três dias do festival – que, segundo a organização, recebeu 100 mil visitantes – houve muitos momentos memoráveis e gerou-se um impacto global de 36,1 milhões de euros na economia da cidade e da região.

Com 33 nacionalidades diferentes identificadas no recinto, destacaram-se Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e ainda Brasil, Estados Unidos da América e Suíça como os principais países de origem. Segundo o estudo do ISAG e CICET-FCVC, 37% dos festivaleiros eram de nacionalidade estrangeira. Os visitantes nacionais que chegaram de fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) juntaram-se também às contas do impacto económico, que fez movimentar hotelaria, restauração e atividades turísticas ao longo deste fim de semana prolongado e repleto de música.

De referir que entre os estrangeiros e residentes fora da AMP, 87% indicaram deslocar-se ao Porto propositadamente para o NOS Primavera Sound. Porém, 46% queriam aproveitar a visita para conhecer o património da cidade ou a animação noturna (41%).

O festival que marcou o regresso dos grandes eventos de música, três anos depois, foi também um regresso para 31,2% do público que afirmou ter já participado em pelo menos uma edição anterior do NOS Primavera Sound. 13% eram mesmo verdadeiros “recordistas”, nunca tendo falhado uma edição desde 2012. Contudo, o NOS Primavera Sound conseguiu também conquistar novos públicos, com 69,8% dos inquiridos a afirmarem que estavam a conhecer o evento pela primeira vez.

No balanço final de três dias de festival, a avaliação global dos festivaleiros fixou-se nos 4,24 (numa escala de 1 a 5). A satisfação dos festivaleiros reflete-se ainda na vontade de regressar ao festival: 72,11% querem fazê-lo já na próxima edição.

O estudo do ISAG e CICET-FCVC assentou numa amostra de 1126 inquiridos, nos dias 9, 10 e 11 de junho, no recinto do NOS Primavera Sound, com um intervalo de confiança de 95%.