Ambiente

Nos espaços verdes e em casa de cada um, o Porto abraça a biodiversidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_parque_cidade_02.jpg

Filipa Brito

A data serve para relembrar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica: hoje, 22 de maio, é o Dia Mundial da Biodiversidade, e o Porto é uma cidade empenhada na sua promoção.

O Porto proporciona alguns habitats naturais de grande importância, como é o caso do rio Douro e do seu estuário, a frente oceânica, a rede de ribeiras, charcos e zonas de escarpa, bem como os vários parques e espaços verdes e algumas bolsas agrícolas.

Estão inventariadas 89 espécies de vertebrados (anfíbios, répteis, aves e micromamíferos) na cidade, entre as quais estão o lagarto-de-água, o sapo-parteiro, o tritão, o falcão-peregrino, o guarda-rios ou a geneta, assinalam os serviços de Ambiente.

O Município tem em curso diversos projetos com vista à promoção da biodiversidade, que se focam sobretudo na criação e melhoria de habitats e combate a espécies exóticas.

Mas a promoção da biodiversidade pode ser feita também a partir de casa, como regularmente lembra a equipa municipal de Educação para a Sustentabilidade na série de vídeos educativos “Biodiversidade em Casa”. Adotar pequenos gestos no dia-a-dia pode fazer uma grande diferença.