Habitação

Norte-americanos criam mais de 1.200 unidades residenciais para estudantes no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_liv_student_porto.jpg

DR

O Polo Universitário da Asprela verá erguidos mais dois alojamentos para estudantes. O Miranda Oporto deverá estar em funcionamento no arranque do próximo ano letivo, enquanto o Liv Porto – The Street chega em 2022. O investimento nestas residências universitárias vem pela mão da Valeo Management Europe, do grupo norte-americano Valeo.

Já em fase final de construção, o Miranda Oporto fica junto à Faculdade de Economia da Universidade do Porto e tem previstas mais de 400 unidades de alojamento, distribuídas por dois prédios de 15 e 14 andares.

A segunda unidade, o Liv Porto – The Street, que começou a ser construída há poucas semanas num terreno junto à Estrada da Circunvalação, irá erguer, igualmente, dois edifícios, e terá capacidade para, em 816 unidades, albergar 856 camas entre 617 quartos individuais e 18 duplos, 142 estúdios individuais, 22 duplos e 17 estúdios adaptados a pessoas com mobilidade condicionada, avançou o Idealista News com base em informação disponibilizada pelo Município do Porto.

A oferta da Liv Student, a empresa gestora das residências, é a de um “conceito de apartamento individual ou coliving”, com a “possibilidade de escolha de apartamentos partilhados com quartos single ou ‘twin’, todos com casa de banho privativa, wifi reforçado”.

Ao dispor dos estudantes estará, ainda, um conjunto de equipamentos onde se inclui uma piscina, um terraço no telhado, além de salas de estudo, biblioteca, e espaços de jogos, música, cinema, ginásio, entre outros.

Os novos alojamentos na Asprela, cuja construção está a cargo da Mota-Engil, vêm complementar o serviço hoje oferecido pela Livensa Living Porto Campus e pela Milestone, o primeiro edifício da Península Ibérica com selo sustentável a todos os níveis, ambos em funcionamento desde 2019/20. Na zona nascerá, também em 2022, o primeiro grande projeto de coliving para estudantes e jovens trabalhadores na cidade.

A aposta da Valeo Europe no Porto faz parte de um programa de investimento de 300 milhões de euros a aplicar em dez novas residências de estudantes em cidades como Lisboa, Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilha e Bilbao.