Sociedade

No topo dos Aliados, a Dança do Dragão vai saudar o início do ano chinês do Coelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_delegacao_Macau_46.jpg

Filipa Brito / Arquivo

O calendário diz que o Ano Novo chinês começa oficialmente no domingo, 22 de janeiro, mas as comemorações no Porto decorrem já a partir desta sexta-feira, com o tradicional espetáculo da Dança do Dragão, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

No topo da Avenida dos Aliados, a Praça do General Humberto Delgado – onde até há bem pouco tempo esteve instalada a Árvore de Natal da cidade – recebe o espetáculo da Dança do Dragão às 16h de sexta-feira.

A celebração enquadra-se no conjunto de iniciativas que a comunidade chinesa em Portugal está a promover para assinalar a data, e é organizada pela Embaixada da China em Portugal, com o apoio do Município do Porto.

A Dança do Dragão assinalará a chegada do Ano Novo chinês – 2023 é o Ano do Coelho, quarto dos 12 signos do zodíaco chinês.

Após o espetáculo, terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma receção solene à comunidade chinesa, por parte do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e com a presença do embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang.

Já às 21 horas, o Teatro Municipal do Campo Alegre recebe um espetáculo alusivo ao Ano do Coelho.