Sociedade

No rescaldo do Natal sobram sugestões de fim de semana: passeios, compras e visitas a exposições

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_parque_oriental_10.jpg

Uma das noites mais esperadas do ano já chegou ao fim, mas a magia do Natal continua bem presente na cidade do Porto. Por isso, neste fim de semana aproveite para passear ao ar livre pelos parques e ruas com decoração alusiva à época, participe nos últimos programas municipais de atividade física do ano, faça as compras finais da época no comércio e mercados locais, assista a um espetáculo ou visite uma exposição.

No rescaldo do Natal e ainda com as celebrações bem presentes, nada melhor do que aproveitar este fim de semana para um passeio pelos parques da cidade, já que o estado do tempo - pelo menos neste sábado - assim o permite.

O Parque Oriental do Porto, o Parque da Cidade ou os Jardins do Palácio de Cristal são uma boa opção para desgastar o excesso de calorias ingeridas durante os festejos natalícios, ao ar livre, rodeado de natureza e de belos jardins.

Se optar por exercitar o corpo no último fim de semana do ano de 2020, também os habituais programas municipais “Dias com Energia” e “Domingos em Forma” proporcionam aulas matinais gratuitas de pilates, ioga e tai chi, no sábado, entre as 9 e as 11 horas, no Pavilhão Fontes Pereira de Melo; e, no domingo, programas de corrida e caminhada, entre as 10 e as 13 horas, no Parque Oriental do Porto.

E como até ao Dia de Reis a cidade mantém o espírito natalício, nada melhor do que aproveitar estes dias para comprar os aqueles presentes de Natal que ficaram pendentes ou começar já a pensar do que precisa para as celebrações da noite de Ano Novo.

No comércio local há campanhas a decorrer com descontos que garantem bons negócios em artigos variados. Também na Praça da Batalha continua aberto o Mercado de Natal com várias bancas de pequenos artesãos, onde poderá encontrar produtos únicos para brindar alguém especial. O leque de op estende-se a outros pontos da Baixa da cidade, onde há mais feiras e mercados a decorrer.

Em qualquer um dos casos, as compras são feitas com a garantia de total segurança e cumprimento das regras.

De resto, há um conjunto de atividades culturais – muitas delas ainda alusivas a esta época festiva – que prometem animar os portuenses.

Espetáculos e peças de teatro:

- Circo de Natal, sábado e domingo, às 10 horas, no Coliseu Porto Ageas;

- Teatro musical "Natal Encantado", domingo, às 11 horas, no Museu do Futebol Clube do Porto;

- “Ø ilha”, da realizadora Cláudia Varejão e da coreógrafa e bailarina Joana Castro, vídeo disponível no site do Teatro Municipal do Porto.

Exposições:

- “Que horas são que horas: uma galeria de histórias”, sábados e domingos, das 10 às 12,30 horas, na Galeria Municipal do Porto (GMP);

- “Nets os Hyphae”, de Diana Policarpo, sábados e domingos, das 10 às 12,30 horas, na Galeria Municipal do Porto (GMP);

- “UTOPIA!?”, de Nalini Malani, sábados e domingos, das 10 às 13 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Concertos:

- Puzzle, sábado, às 11 horas, na sede da Associação Porta-Jazz.