Sociedade

No primeiro fim de semana do ano desfrute das manhãs na cidade ou relaxe no conforto do lar

  • Notícia

    Notícia

#fib_fonoteca_07.jpg

Filipa Brito

Dê as boas-vindas ao ano de 2021 com um fim de semana que contempla sugestões de lazer sem sair de casa e ainda alguns espetáculos, exposições e visitas guiadas na natureza, para desfrutar em família, durante as manhãs na cidade.

Com as celebrações do Ano Novo oficialmente findadas, e face ao retorno das medidas restritivas de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório – a partir das 13 horas –, nada melhor do que aproveitar este sábado e domingo para ficar em casa com atividades mais tranquilas, em contraposição à azafama dos últimos dias da quadra festiva. Para isso, a Fonoteca Municipal do Porto reúne um conjunto de podcasts, playlists e resenhas musicais que prometem ser uma boa companhia para usufruir tranquilamente em casa.

Dando continuidade à sua missão de divulgar a coleção com mais de 35 mil discos de vinil que alberga, a Fonoteca abordou recentemente, e ainda a propósito das comemorações natalícias, o disco “Natal: um conto e vinte e um poemas”, publicado em 1986, e que reúne versos escritos por Miguel Torga.

Já na mais recente playlist disponível na plataforma Spotify, “A primeira de Brahms e outras experiências orquestrais”, poderá ouvir seis obras do compositor alemão Johannes Brahms.

Se optar por uma atividade em família, já na reta final, e em tom de despedida, está o Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas, que prolongou as sessões até dia 3 de janeiro e apresenta os dois últimos espetáculos, às 10 horas, nas manhãs deste sábado e domingo. Uma oportunidade de iniciar o ano a apreciar alguns dos maiores talentos nacionais das artes circenses. Face às medidas restritivas de deslocação entre concelhos, implementadas para os próximos dias, as sessões destinam-se apenas a residentes no concelho do Porto.

De resto, o “Porto.” deixa mais algumas propostas para desfrutar durante a manhã na cidade, ou para aceder através de um computador e sem sair de casa.

Outras atividades online:

- Podcast “Terras Sem Fim”, sobre o espólio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), disponível no site Notícias Universidade do Porto.

Exposições e visitas guiadas:

- “Que horas são que horas: uma galeria de histórias”, sábados e domingos, das 10 às 12,30 horas, na Galeria Municipal do Porto (GMP);

- “Nets os Hyphae”, de Diana Policarpo, sábados e domingos, das 10 às 12,30 horas, na Galeria Municipal do Porto (GMP);

- “Deslaçar um tormento”, de Louise Bourgeois, e “UTOPIA!?”, de Nalini Malani, sábados e domingos, das 10 às 13 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves;

- “O Fabuloso Circo de Natal”, sábado e domingo, com sessão às 10 horas, na Alfândega do Porto.

- Visita orientada ao Treetop Walk, sábado, às 11 horas, em Serralves.