Cultura

No limiar de Serralves

  • Notícia

    Notícia

"No limiar da visibilidade" é o título da exposição de Wolfgang Tillmans, fotografo que expõe em Serralves a partir de hoje. O alemão, que ganhou o Prémio Turner, inaugura no Museu de Serralves a sua primeira exposição em Portugal que, entre outras imagens, retrata o "mar do Porto".

Presente numa das edições do Fórum do Futuro, organizado pela Câmara do Porto, o alemão regressa ao Porto para expor e, ontem, fez uma visita guiada a alguns convidados, entre os quais a presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Segundo o site da Fundação Serralves, o fotografo presta especial atenção ao que descreve como as suas "Paisagens Verticais", fotografias dos fenómenos naturais da luz quando o dia encontra a noite, o céu encontra a terra, a nuvem encontra o céu. Datadas de 1995 ao presente e impressas em escalas que vão das dimensões fotográficas estandardizadas à expansão panorâmica de quatro metros, as fotografias traduzem o potencial expressivo do apurado formalismo visual de Tillmans e o compromisso do artista com a fotografia tão inerentemente físico quanto imaterial. Na sua beleza perturbadora, produzida em parte pelos avanços técnicos dos fabricantes de câmaras, em parte pela insistência dos fotógrafos em permitir que esses avanços se vejam, criam um desafio aos cânones do "cool", dominante na cultura visual dos nossos dias.