Sociedade

No Dia Mundial da Saúde Mental promove-se o conhecimento e combate-se o estigma

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_saude.jpg

Miguel Nogueira

Assinala-se neste domingo, 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano, sob o lema “O Porto sabe cuidar de si”, o Município convida a saber como cuidar da saúde mental.

Instituído desde 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma data em cujo âmbito são promovidas iniciativas para aumentar os conhecimentos sobre saúde mental, tanto do público em geral como de diferentes entidades. O objetivo último é combater o estigma que está associado a estas patologias.

A promoção da literacia em saúde mental contribui, em larga medida, para a desmistificação de ideias preconcebidas, bem como para a redução do estigma em saúde mental. Ao mesmo tempo, permite aos indivíduos aceder a informação fundamental relativa a fatores de proteção individuais e de promoção da saúde, especificamente na área mental. O conhecimento capacita os cidadãos para uma melhor utilização dos serviços, bem como para fazer melhores escolhas e tomar decisões fundamentadas relativas à sua saúde.

A Câmara do Porto, enquanto entidade promotora da saúde, tem vindo anualmente a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de fomentar a educação e a literacia em saúde mental e contribuir para a desconstrução de mitos e preconceitos nesta matéria. Este ano, sob o lema “O Porto sabe cuidar de si”, o convite foi no sentido de saber mais sobre como cuidar da saúde mental, aqui.

Existem dois programas municipais de promoção de saúde mental infantil que pretendem, a partir do contexto escolar, criar mecanismos de intervenção precoce. Assentes numa lógica de prevenção, capacitação e valorização de competências, os programas “Quanto mais cedo melhor” e “Levar a saúde mental onde ela não chega” procuram prevenir comportamentos de risco e aumentar o bem-estar psicológico das crianças.

Portugal lidera a lista de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico na prevalência de doença mental e no consumo de psicofármacos. Mais de um ano e meio depois do início da situação pandémica por Covid-19, tornaram-se ainda mais evidentes os inúmeros desafios à saúde psicológica da população, nomeadamente pelo agudizar de situações de cariz social e económico, fatores de risco significativos no que à saúde mental diz respeito, sendo “Saúde mental para todos/as”, o mote lançado este ano pela Organização Mundial da Saúde para assinalar esta data.