Cultura

No Dia Mundial da Poesia os versos saem à rua a bordo do Bibliocarro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_bibliocarro_praias.jpg

Miguel Nogueira

Há poemas nas ruas do Porto nesta terça-feira, 21 de março: o Museu e Bibliotecas do Porto assinalam o Dia Mundial da Poesia com o regresso do Bibliocarro à circulação. O dia será preenchido com leituras e pequenas oficinas.

Junto à estação de metro da Trindade, a iniciativa “Poemas no Bibliocarro” leva os versos ao encontro das pessoas. Em dois períodos (de manhã entre as 10h00 e as 12h30, e à tarde das 14h00 às 16h00), haverá leituras de autores portugueses.

O diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, junta-se à equipa do serviço educativo para emprestar a voz à poesia de Jorge Sousa Braga, Álvaro Magalhães, Eugénio de Andrade, António Torrado, João Pedro Mésseder, Manuel António Pina, Ana Luísa Amaral, Luísa Ducla Soares e Violeta Figueiredo.

“Poemas no Bibliocarro” promove ainda, a propósito do início da primavera, pequenas oficinas de origami e papel colorido, para criação de flores.

Serviço regular do Bibliocarro

A saída à rua do Bibliocarro no Dia Mundial da Poesia antecipa a retoma do serviço regular deste equipamento, marcada para 3 de abril.

De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30, o Bibliocarro cumprirá um roteiro pelos bairros do Porto, promovendo a inscrição, consulta e empréstimo de documentos.

O Bairro do Cerco (segunda-feira), o Bairro Machado Vaz (terça), o Bairro Fonte da Moura (quarta), o Bairro São Tomé (quinta) e o Bairro de Ramalde (sexta) são as paragens do Bibliocarro nesta primeira fase, estando posteriormente previsto o alargamento a outros bairros da cidade.

O Bibliocarro está vocacionado para ir ao encontro dos munícipes e dos visitantes, especialmente das crianças e dos jovens nas escolas, assim como dos seniores e transeuntes nos parques, jardins e praias, durante o verão.

Disponibiliza o acesso livre a uma coleção documental variada, que pode ser consultada no local, e requisitada para empréstimo domiciliário pelos utilizadores das bibliotecas do Porto.