Sociedade

No Dia Mundial da Asma, Instituto de Saúde do Porto lança projeto para promover tolerância a alergias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_dia_mundial_da_asma_01.JPG

DR

O “AlergiaPT” foi um dos vencedores do This is Public Health, um programa de financiamento criado pela Associação Internacional de Escolas de Saúde Pública. O projeto do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que visa promover a tolerância às alergias, prevenindo a exacerbação das alergias graves, e alertar para a melhoria da qualidade do ar, é lançado hoje, Dia Mundial da Asma.

André Moreira, que, a par do presidente do ISPUP, Henrique Barros, é investigador coordenador do “AlergiaPT”, afirma que o objetivo do projeto é “reduzir, no curto prazo, o impacto das doenças alérgiacas", promovendo tanto o diagnóstico como o tratamento precoce.

“A alergia é a doença crónica mais frequente na Europa. Mais de 150 milhões de europeus sofrem de pelo menos uma doença alérgica e estima-se que em 2025 metade da população seja afetada”, refere o investigador, citado pela agência Lusa.

De forma a dar resposta ao crescente diagnóstico de doenças alérgicas, a estratégia do “AlergiasPT” passa por “colocar a saúde acima da alergia e reduzir o impacto económico e social das doenças alérgicas, através de iniciativas concretas”, avança o ISPUP.

Entre essas iniciativas está uma campanha de comunicação, feitas através das redes sociais, com conteúdos como campanhas de sensibilização, webinars ou diretos, feitos a pensar na “população geral, profissionais de saúde, farmacêuticos, escolas, sociedades científicas e associações de doentes”.

O projeto dos investigadores do ISPUP, que pretende “inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida”, foi um dos 20 vencedores do programa da Associação Internacional de Escolas de Saúde Pública que distingue iniciativas ligadas à divulgação e promoção da saúde pública.