Cultura

No dia em que completa 90 anos, Germano Silva apresenta “Porto: As Histórias que Faltavam”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Germano_da_Silva.jpg

Porto.

No exato dia em que completa 90 anos, é Germano Silva quem oferece o presente: “Porto: As Histórias que Faltavam” é o mais recente livro da autoria do jornalista e divulgador de memórias portuenses, no qual compila “pequenas histórias da grande História do Porto”. A obra será apresentada esta tarde, numa sessão marcada para as 18,30 horas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Reflexo de um longo percurso jornalístico, “Porto: As Histórias que Faltavam”, editado pela Porto Editora, é o regresso à publicação em livro das crónicas jornalísticas com que Germano Silva brinda os leitores do Jornal de Notícias há mais de 30 anos. A elas o autor juntou um texto inédito, no qual dá a conhecer o Porto tal como era no ano do seu nascimento.

Atento à particularidade de o livro ser publicado quando completa 90 anos, 65 dos quais dedicados ao jornalismo, Germano Silva entendeu que devia iniciá-lo “com um trabalho inédito em que evocasse o ambiente do Porto em 1931”. “O ano em que nasci, no dia 13 de outubro, na freguesia de São Martinho de Recezinhos, do concelho de Penafiel. Nesse mesmo ano, com apenas alguns meses de vida, cheguei ao Porto, nos braços da minha mãe, e por cá fui ficando, e aqui deitei raízes e produzi frutos”, pode ler-se na introdução da obra.

Quanto ao lote de crónicas que agrupa neste volume, Germano Silva nota que foram “pensadas e escritas para os leitores apressados da imprensa diária, na sua maioria, pouco dados a assuntos da História, em geral, e muito menos da do Porto, em particular”. E congratula-se: “As crónicas ‘À descoberta do Porto’ tinham um único objetivo: ensinar sem causar enfado. E o grande apreço dos leitores, expresso inúmeras vezes ao autor das crónicas pelos modernos meios de comunicação, confirmam que aquele objetivo foi plenamente atingido.”

Com uma vida dedicada à história e à cidade, Germano Silva foi reunindo um conjunto de documentos, ao longo de anos, como colecionador e bibliófilo, que reflete a vida do Porto e das suas gentes. A partir desse acervo, recentemente doado à Câmara do Porto para integração no Arquivo Histórico Municipal, foi concebida uma exposição que abrirá dentro de duas semanas no Museu da Cidade – Casa do Infante. A mostra será inaugurada a 28 de outubro e estará patente até 16 de janeiro de 2022.

Este ato de generosidade é destacado pelo jornalista Miguel Carvalho, no prefácio a “Porto: As Histórias que Faltavam”, notando tratar-se de mais uma prova de “amor incondicional ao Porto” por parte de Germano Silva: “Legou aos arquivos da cidade – ou seja, a todos nós e às gerações vindouras – setenta anos de trabalho, preservados através de centenas de documentos históricos, gesto de orgulho, de partilha e de reciprocidade pela cidade a que chama casa.”

“As páginas saídas do garimpo incansável de Germano Silva, em nome do Porto, das suas gentes e da sua história, são de carne e osso, mas também alento psicológico para nos lembrarmos do que fomos e do que somos, de resto, o melhor indicador do estado de saúde e ânimo de uma cidade”, assinala o prefaciador.