Cultura

No Dia da Europa, cantam-se as 30 línguas do velho continente sob a batuta do maestro Vitorino d’Almeida

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um projeto com cerca de 20 anos ganha agora forma e música no Dia da Europa, que se assinala no próximo dia 9 de maio. No Coliseu do Porto, "Gaudeamus - Alegria Para a Europa" segue a batuta do maestro António Vitorino d’Almeida sob músicas cantadas nas 30 línguas do velho continente.

Cada uma das canções foi buscar as palavras a um poema de cada um dos 27 países da União Europeia, e há ainda o Inglês, o língua gaélica falada na Irlanda, e o dialeto flamengo da Bélgica. Em Português, a escolha recaiu sob as palavras de Sophia de Mello Breyner.

Numa altura de especial importância para a Europa, e num assumido apela à paz, António Vitorino d’Almeida compôs, ainda, uma música especialmente dedicada à Ucrânia. Em palco, no Coliseu do Porto, o maestro estará acompanhado pela soprano portuense Ana Maria Pinto, e por uma orquestra de 14 elementos.

No dia anterior, às 15 horas, o ensaio geral para o "Gaudeamus - Alegria Para a Europa" é aberto a todos, mediante a entrega de um donativo que será reencaminhado para ajuda aos refugiados da Ucrânia.

Na sessão de apresentação do concerto, a presidente da Cruz Vermelha no Porto, Fernanda Rodrigues, explicou, cita a TSF, que "esses donativos são sempre encaminhados para um fundo de emergência que é gerido a nível nacional”, com uma parte destinada ao trabalho desenvolvido no Porto, e uma percentagem irá, igualmente, para o comité internacional.

"Do Porto para a Europa, com Amor" é o mote para este concerto que une o Coliseu à CCDR Norte, ao Turismo do Porto e Norte, à Livraria Lello, à Irmandade dos Clérigos e à Universidade do Porto. A ideia é que este "abraço fraterno e de amor a todos os povos e culturas que constituem a União Europeia" seja apresentado, depois, em digressão europeia.