Cultura

No Campo Alegre, colocam-se em diálogo as narrativas de Gosia Wdowik e Gio Lourenço

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O segundo Make Trouble acontece este fim-de-semana, no Teatro Campo Alegre, e põe em diálogo duas latitudes, duas narrativas pessoais, que desafiam as fronteiras do corpo e da sociedade.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Auditório do Teatro Campo Alegre recebe a estreia nacional de “She was a friend of someone else”, de Gosia Wdowik/ Nowy Teatr, às 19h30 e às 21h30, respetivamente. No Café-Teatro será apresentado o espetáculo “BOCA FALA TROPA“, de Gio Lourenço, às 21 horas e às 19h30, respetivamente.

“She was a friend of someone else” conta uma história com demasiados começos, um número demasiado reduzido de fins, através de uma narradora exausta que conduz o público num percurso que se conecta com a defesa dos direitos das mulheres na Polónia – país onde estas têm acesso limitado à saúde reprodutiva e onde o aborto é, agora, ilegal.

Apesar dos imensos protestos, as mulheres viram os seus direitos simplesmente negados. O projeto começou com a ideia de que as mulheres poderiam juntar-se e, sem vergonha ou medo, manifestar publicamente que tinham feito um aborto. Esse ato coletivo mudaria a lei. Poderia ser um caso de sucesso ativista.

Já “BOCA FALA TROPA“, de Gio Lourenço, convida o público a cruzar memórias e ficções, em trânsito, entre Angola e Portugal, ao ritmo do kuduro.

A partir de um corpo a vários tempos e tendo como base os movimentos do kuduro, o ator e performer constrói um itinerário biográfico onde o corpo se torna uma alegoria da memória.

Recorde-se que o kuduro surgiu nos anos 90, em Luanda, no contexto de uma guerra civil. Os códigos específicos deste estilo de música/dança chegaram a Portugal através do corpo e das cassetes dos que transitavam entre os dois países.

É na adolescência, no final dos anos 90 e já a viver em Portugal, que Gio Lourenço entra em contacto com este universo e se torna kudurista, descobrindo o seu corpo partido e reinventando-se.

Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Rivoli e do Teatro Campo Alegre e online.