Urbanismo

No Bairro Rainha D. Leonor as ruas com números vão passar a ter nomes de escritores e poetas

  • Notícia

    Notícia

Os 15 arruamentos do Bairro Rainha D. Leonor vão passar a ter nomes de escritores e poetas marcantes para a cidade, estando as ruas com números com os dias contados. A mudança resulta de uma proposta subscrita pela Comissão de Toponímia, que o Executivo de Rui Moreira leva à reunião de Câmara da próxima segunda-feira. O Município do Porto dá assim o primeiro passo para extinguir uma antiga prática instituída e no seu lugar prestar homenagem a personalidades que se notabilizaram numa determinada área da cultura.

Eugénio de Andrade, Miguel Veiga, Vasco Graça Moura, António Rebordão Navarro, José Régio, Florbela Espanca, Luís Veiga, José Saramago, Luísa Dacosta, Aquilino Ribeiro, José Mário Branco, Agustina Bessa Luís, Jorge de Sena, António Manuel Couto Viana, Manuel António Pina, são os nomes escolhidos pela Comissão de Toponímia, que apresentou ao Executivo de Rui Moreira a proposta de alteração de topónimos do Bairro da Rainha D. Leonor, reconstruído em 2018 e o primeiro do país a obter o grau de classificação energética A+.

Neste bairro municipal, como ainda noutros da cidade, os arruamentos estão designados por números e a intenção do Município é acabar gradualmente com estas placas toponímicas, conferindo mais dignidade às ruas e assim abolir com o caráter impessoal que delas emana. No caso do Bairro Rainha D. Leonor, o organismo responsável por propor estas alterações ao Executivo Municipal, optou por adotar como denominador comum o nome de escritores, escritoras, poetas e homens e mulheres das letras.

Uma intenção que vai ao encontro da posição que o presidente da Câmara do Porto sempre manifestou desde que foi eleito, em 2013, sustentada na justa homenagem a homens e mulheres da cultura, cujos percurso e obra não se podem dissociar da cidade. Esta alteração, refere o autarca, concorre para "fazer as pazes" com escritores e poetas, que de algum modo foram sendo sucessivamente esquecidos pela edilidade, que ao longo das últimas décadas já podia ter tomado partido nesta decisão. Agora, a alteração tem a feliz coincidência de ocorrer durante a Feira do Livro do Porto, festival literário organizado desde 2014 pela autarquia, e que todos os anos homenageia vultos que se distinguiram na literatura portuguesa. 

Na proposta que o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, apresenta ao Executivo Municipal no próximo dia 7 de setembro é referido que as novas placas de toponímia, para além do novo topónimo, vão integrar "a referência à antiga designação dos arruamentos".

O documento informa ainda que o deputado municipal da CDU Rui Sá, membro da Comissão de Toponímia, votou contra a proposta, tendo sustentado o seu motivo numa declaração de voto.

O vereador do Urbanismo, no âmbito das competências delegadas pelo presidente da Câmara, pode "estabelecer a denominação das ruas e praças das localidades e das povoações, após parecer da correspondente junta de freguesia".

No entanto, entendeu o Executivo de Rui Moreira submeter a proposta da Comissão de Toponímia à apreciação da Câmara do Porto.

Designação dos novos arruamentos

- Rua Eugénio de Andrade - Poeta e Escritor (1923-2005) - para a Rua 1;

- Rua Miguel Veiga - Cidadão jurista e Poeta (1936-2016) - para a Rua 2;

- Rua Vasco Graça Moura - Escritor (1942-2014) - para a Rua 3;

- Rua António Rebordão Navarro - Escritor e Poeta (1933-2015) - para a Rua 4;

- Rua José Régio - Escritor e Poeta (1901-1969) - para a Rua 5;

- Rua Florbela Espanca - Poetisa (1894-1930)- para a Rua 6;

- Rua Luís Veiga - Advogado e Escritor (1904-1975) - para a Rua 7;

- Rua José Saramago - Escritor (1922-2010) - para a Rua 8;

- Rua Luísa Dacosta - Escritora ( 1927-2015) - para a Rua 9;

- Rua Aquilino Ribeiro - Escritor (1885-1963) - para a Rua 10;

- Rua José Mário Branco - Cantor e Compositor (1942-2019) - para a Rua 11;

- Rua Agustina Bessa Luís - Escritora (1922-2019) - para a Rua 12;

- Rua Jorge de Sena - Escritor e Poeta (1919-1978) - para a Rua 13;

- Rua António Manuel Couto Viana - Poeta e Homem do Teatro (1923-2010) - para a Rua 14;

- Rua Manuel António Pina - Jornalista e Poeta (1943-2012) - para a Rua 15.