Cultura

No 116.º aniversário, a Livraria Lello oferece livros e lança duas edições históricas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_livraria_lello_01.jpg

Filipa Brito

A Livraria Lello celebra nesta quinta-feira 116 anos, uma data marcada pelo lançamento das primeiras edições em árabe de Os Lusíadas e Mensagem. Haverá música, bolo de aniversário e ainda 116 livros para oferecer aos primeiros visitantes do dia.

O lançamento das históricas edições dos dois grandes poemas épicos portugueses tem lugar no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020, com transmissão em direto num ecrã gigante colocado em frente à Livraria Lello.

No Porto, os 116 anos da Livraria Lello serão celebrados com um tributo a Os Lusíadas e Mensagem e aos seus autores. Para além da ligação ao Dubai, a celebração contará com momentos musicais protagonizados por artistas nacionais, como Ricardo Ribeiro ou Tiago Bettencourt, que interpretarão poemas de Luís de Camões e Fernando Pessoa.

A festa terá entrada livre e aos 116 primeiros visitantes será oferecido um exemplar de Os Lusíadas ou Mensagem em árabe.

Todos os que passarem pela Livraria Lello ao longo do dia poderão ainda saborear uma fatia de um bolo muito especial, dando continuidade à tradição criada nos últimos aniversários da centenária livraria. Trata-se de um painel de azulejos temporário, com uma interpretação da fachada da Livraria Lello desenhada pelo premiado ilustrador português Gonçalo Viana. Depois de inaugurado o bolo, a ilustração estará exposta no ecrã gigante em frente à Livraria Lello.

A Livraria Lello poderá, a breve prazo, ver reconhecido o estatuto de monumento nacional, cuja atribuição se encontra presentemente em consulta pública.