Cultura

Next Nature alia Tecnologia e Natureza para uma Humanidade melhor

  • Dulce Pereira Abrantes

  • Notícia

    Notícia

O filósofo, mas também artista e tecnólogo, Koert Van Mensvoort estará presente no Rivoli para explicar de que modo a Tecnologia se transforma em Natureza. A sessão terá lugar este sábado às 19 horas, no contexto do Fórum do Futuro, cujo tema é "Terra Eléctrica".

Koert Van Mensvoort nasceu em Veldhoven, na Holanda, onde passou grande parte do seu tempo a criar videojogos tais como o "Trojka" no seu computador MSX2. Logo nessa altura questionava o que poderia vir a significar a tecnologia digital.

Van Mensvoort descreve-se como um híbrido: considera-se um artista, um filósofo e um tecnólogo. Se forçado a escolher uma faceta, diz que é um filósofo, mas ressalva que não escreve apenas textos, também materializa objetos, designs e todo o tipo de coisas.

O filósofo começou a vislumbrar aquilo que viria a denominar como o projeto "Next Nature" por volta de 2004, altura em que desenvolvia estudos sobre o que estava a acontecer à tecnologia, de que forma estava a desenvolver-se e como poderia ser relacionada com o mundo natural. Em 2005 emergiram as primeiras publicações sobre o tema. Muitas pessoas contribuíram para esta reflexão e os projetos relacionados com este tema estão ainda em curso.

À questão "de que forma a Tecnologia se torna Natureza? Não será uma contradição?", Van Mensvoort concede que aparenta ser contraditório porque pensamos na Natureza e na Tecnologia como opostos, quase como o dia e a noite. É o status quo, mas "como filósofo eu argumento que compreendo esta equação de forma diferente porque aprendemos a conhecer a Natureza, através da Biologia, da Biotecnologia ou da Nanotecnologia. E pensemos em como tanto se tornou possível neste século", esclarece o filósofo.

"Vejamos o que está a acontecer no campo da Tecnologia de Alimentos. Podemos falar dos comprimidos que substituem as refeições, mas o mais importante é certificarmo-nos que o que ingerimos funciona e faz-nos bem, pois este é um dos atos mais íntimos que temos com o nosso corpo", continua Van Mensvoort, e acrescenta "concomitantemente, o facto de prepararmos os nosso alimentos, a ideia de cozinhar é de facto um ato tecnológico, um dos mais antigos em termos de tecnologia e que a Humanidade já inventou. Hoje é um ato natural mas constituiu uma invenção há 200 anos."

A pesquisa que Koert Van Mensvoort vem desenvolvendo é no sentido de, no futuro, fabricar carne de uma forma completamente diferente daquilo que se faz no presente. Em lugar de "criar um animal e matá-lo para ter carne" - diz Meensvoort - "retiram-se células do corpo do animal e aplica-se a produção in-vitro. Não só nos conduz a um planeta mais sustentável como também contribui para que possamos coevoluir com a Natureza."

No seu livro "In-vitro Meat Cook Book", demonstra várias maneiras de cozinhar pratos diferentes daqueles que temos atualmente.

Next Nature

Mensvoort declina o uso da expressão "New Nature" pois isso levaria a assumir que este fenómeno só acontece uma vez. A filosofia "Next Nature" denota uma natureza dinâmica e não estática. E a própria Natureza está em constante evolução e mudança. Este é, para o também tecnólogo, o ponto de partida. As pessoas estão aqui agora, nós surgimos da Natureza e também a transformamos numa "próxima" Natureza.

"Estamos a transformar a Natureza, sem dúvida, mas não me sinto confortável em afirmar que a estamos a destruir. Quero esclarecer que uma coisa é dizer que estamos a destruir o habitat do Urso Polar, isso é claro, mas algo diferente é estarmos perante uma tragédia nuclear e a Humanidade desaparecer da face da Terra. Creio que a Natureza continuaria a existir, sob outra forma, talvez, mas continuaria a evoluir."

Para Mensvoort, "já estamos na fase de coevoluir com a tecnologia; simplesmente as pessoas ainda não estão bem conscientes desse facto."

E conclui, afirmando que "por vezes criamos tecnologia que não é humana, útil mesmo, que contribua para expandir a nossa Humanidade. Devemos aspirar a um tipo de tecnologia que possa ser conjugada com os nossos propósitos de Humanidade e assim conduzir a um futuro mais brilhante".

Saiba aqui o que está reservado para o último dia do Fórum do Futuro 2017.