Política

Neurossonologia do Hospital de S. João é centro de referência europeu

  • Notícia

    Notícia

fib_hospital_sao_joao_01.jpg

Filipa Brito

A Unidade de Neurossonologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) é "uma das primeiras unidades certificadas a nível europeu e a primeira em território nacional" como Centro de Referência Europeu, informou hoje o hospital.

A Neurossonologia é uma área da Neurologia relacionada com a utilização de ultrassons no diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso.

Em comunicado citado pela Lusa, a coordenadora daquela Unidade, Elsa Azevedo, esclarece que, para esta distinção, foram considerados importantes fatores de seleção, "não só o volume e a diferenciação de exames, mas também os profissionais acreditados, a Unidade estar inserida em Serviço de Neurologia Clínica, bem como o cumprimento de critérios relativos à atividade formativa e científica, incluindo colaboração em projetos de investigação internacionais e à realização de atividades formativas internacionais".

"Diariamente, estudamos doentes de todos os serviços do hospital, com destaque para os casos de doença vascular cerebral isquémica e de hemorragia subaracnoideia, bem como doentes enviados de outros hospitais da região norte", explica Elsa Azevedo.

Esta certificação internacional prende-se não apenas com atividade assistencial da Unidade, mas também com a atividade formativa e de investigação. "Neste âmbito, a nossa unidade acolhe consecutivamente médicos em formação, geralmente internos de formação específica em Neurologia ou mesmo jovens especialistas a fazer diferenciação em Neurossonologia", acrescenta a responsável.