Sociedade

Neurocirurgia do HSJ renova acreditação internacional única no país

  • Notícia

    Notícia

#mno_entrega_ambulancia_HSJ_10.JPG

Miguel Nogueira

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) conseguiu ver renovada a acreditação que lhe foi atribuída há cinco ano pela Joint Residency Advisory and Accreditation Commitee (JRAAC), comissão conjunta que integra a

European Association of Neurosurgical Societies (EANS) e a Union Européenne des Médecins Specialistes (UEMS), revelou a instituição.

Esta acreditação qualifica para o treino da especialidade a nível europeu, sendo o CHUSJ "a única unidade de saúde portuguesa com esta qualificação", afirma Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia.
De acordo com o clínico, "a revalidação da certificação concretizou-se depois da JRAAC ter procedido a uma nova análise de todas as condições e vertentes que integram o Serviço, em termos de assistência clínica, intervenções cirúrgicas, consulta externa, investigação e programas de treino facultados aos neurocirurgiões e aos internos em formação nesta área". 

Mantém-se, assim, o reconhecimento da qualidade assistencial prestada pelo Serviço, de novo incluído no restrito grupo dos centros europeus de excelência na formação neurocirúrgica com idoneidade reconhecida para o treino de neurocirurgiões oriundos de qualquer país.

A JRAAC Accreditation tem como principal missão estabelecer uma plataforma europeia comum na formação e no treino da especialidade, bem como analisar as ações de formação médica contínua uniformizadas, garantindo o nível de exigência de todas as instituições por si acreditadas.