Sociedade

Neste fim de semana faça as últimas compras de Natal no comércio local

  • Notícia

    Notícia

#fib_materiais_natal_comercio.jpg

Filipa Brito

Em pleno mês de dezembro e no fim de semana de antevisão do Natal, nada melhor do que aproveitar para passear pela cidade e comprar aqueles presentes especiais, usufruindo das várias campanhas em vigor no comércio local e dos mercados que, por esta altura, emanam a magia desta época festiva. Os espaços comerciais permanecem abertos até às 13 horas, com toda a segurança, permitindo assim cumprir o recolhimento obrigatório.

Graças aos vales de desconto distribuídos aos comerciantes aderentes, no início desta semana, as compras natalícias no comércio local da cidade vão sair ainda mais em conta. Por cada 20 euros gastos em compras, há um desconto imediato no valor de dois euros. Para isso, basta estar atento aos autocolantes nas montras das lojas, que sinalizam os espaços aderentes a esta campanha promovida pela Câmara do Porto para apoiar o comércio tradicional. E pode ainda estacionar gratuitamente, durante duas horas, em quatro parques municipais da Baixa.

Para finalizar esta experiência do Advento, nada melhor do que acondicionar o artigo adquirido num dos coloridos sacos de papel personalizados do "Porto.", com motivos alusivos à quadra, distribuídos pelo município nos estabelecimentos comerciais.

Se estiver à procura de uma prenda única e original concebida por pequenos produtores e artesãos, está a decorrer a3.ª edição do Mercado de Natal do Porto, na Praça da Batalha. Organizado pelo Mercado da Alegria, neste sábado e domingo, entre as 10 e as 13 horas, pode encontrar expositores com propostas que abrangem desde o artesanato, gastronomia, moda, brinquedos, fumeiro e cerâmica, enquanto vislumbra as decorações de Natal. Por toda a cidade, há ainda mais feiras e mercados que poderá descobrir.

Já no Mercado Temporário do Bolhão está a decorrer um passatempo nas redes sociais, até dia 23 de dezembro, em que os clientes se podem habilitar a ganhar um kit composto por vários artigos. Para isso, basta adquirir os produtos frescos deste espaço da cidade e registar o momento com uma fotografia original nas redes sociais.

Além das compras da quadra, o "Porto." deixa ainda algumas sugestões culturais e atividades para desfrutar em pleno destas duas manhãs de sábado e domingo.

Exposições:

- “Que horas são que horas: uma galeria de histórias”, sábados e domingos, das 10 às 12,30 horas, na Galeria Municipal do Porto (GMP);

- “Nets os Hyphae”, de Diana Policarpo, sábados e domingos, das 10 às 12,30 horas, na Galeria Municipal do Porto (GMP).

Espetáculos e peças de teatro:

- Circo de Natal, sábado e domingo, às 10 horas, no Coliseu Porto Ageas;

- Peça “Na Floresta”, do Teatro de Marionetas do Porto, sábado e domingo, às 11 horas, no Teatro do Belomonte (Rua de Belomonte, 57);

- “Ø ilha”, da realizadora Cláudia Varejão e da coreógrafa e bailarina Joana Castro, vídeo disponível no site do Teatro Municipal do Porto.

Concertos:

- Trio WIZ, sábado, às 11 horas, na sede da Associação Porta-Jazz.

Exercício físico:

- Programa municipal “Domingos em Forma”, domingo, às 10 horas, no Pavilhão do Lagarteiro e no Parque Oriental da Cidade do Porto.