Educação

Nem a chuva impediu que milhares assistissem à bênção das pastas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um fim de semana de muita chuva não impediu que a Queima das Fitas do Porto tivesse o seu início com a Monumental Serenata e a missa da bênção das pastas, esta última assistida por milhares de estudantes e familiares, este domingo de manhã, nos Aliados. A celebração regressou "ao coração" da cidade, situação que já não acontecia desde 2019.

Presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, a cerimónia foi mais curta, precisamente por causa da chuva. Mas nem isso fez com que estudantes e familiares arredassem pé para assistirem à missa da bênção das pastas, também transmitida por um canal de televisão. A cerimónia contou com a presença da vereadora da Juventude, Catarina Araújo, do reitor da Universidade do Porto (U.Porto), António Sousa Pereira, e do presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Francisco Porto Fernandes, entre outras individualidades.

gco_missa_bencao_pastas_2024_14.jpg

D. Manuel Linda iniciou a bênção das pastas dos finalistas da Academia do Porto com o provérbio habitual dos dias de chuva: "Boda molhada, boda abençoada". Por isso, na hora da homilia, optou pelo improviso. "Sei que a fiz com muito carinho, mas já estais suficientemente molhados", disse, acrescentando: "Que a vossa alegria seja completa", uma vez que "o segredo da felicidade está no amor".

O bispo do Porto não se esqueceu também do Dia da Mãe e das muitas que ali estavam presentes - "Parabéns mães, esta festa é vossa", disse - e elogiou os milhares de estudantes que "mantiveram-se impecavelmente, mesmo com condições adversas". "O Norte sabe estar", concluiu.

A semana da Queima prossegue com as Noites no Queimódromo e, esta terça-feira, com o tradicional cortejo. A passagem dos estudantes pela Baixa da cidade vai implicar alguns condicionamentos de trânsito durante todo o dia de terça-feira. O percurso tem início na Rua de Camões, descendo até à Praça General Humberto Delgado.