Cultura

Né Barros estreia novo espetáculo no Teatro Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jose_Caldeira_espetaculo_Ne_Barros_Distante.JPG

José Caldeira

A 17 e 18 de fevereiro, às 19h30, Né Barros estreia o espetáculo “Distante”, no Teatro Rivoli, a última peça da série “Paisagens, Máquinas e Animais”.

Para a coreógrafa “a recorrência da paisagem e do corpo como paisagem nos meus projetos, mesmo não sendo sempre de uma forma óbvia, determinou este ciclo de trabalho”. Né Barros pretende que esta aventura ficcional resulte num diálogo interpeças e intrapeça.

Embora cada uma das peças seja autónoma entre si — não precisando das outras para ser compreendida ou contextualizada —, todas refletem sobre “o que é um corpo-paisagem, um corpo-animal ou um corpo-máquina”. Em cada uma das peças, a coreógrafa dá ênfase a uma destas dimensões.

Este ciclo de espetáculos iniciou-se com a peça “IO”, onde o corpo convoca o animal e o mitológico, o primitivo e o tecnológico e que foi apresentada online, no âmbito do 89º Aniversário do Teatro Rivoli, em 2020.

O espetáculo “Neve”, que constitui a segunda parte desta série de trabalhos, foi apresentado no Teatro Nacional de São João, no âmbito do DDD – Festival Dias da Dança, em 2022, e partia da ideia de um corpo que se mobiliza na paisagem e que também é paisagem.

Nesta nova peça, que estreia no Rivoli, “vamos focar mais na ideia de um corpo-máquina, através de uma relação que eu estabeleço de algo que evolui: a máquina e o tecnológico como algo que nos permite uma dada evolução.”

Para este trabalho, a criadora partiu da esgrima como forma antiga de luta e de combate, mas que evolui para uma lógica de jogo e de corpo a corpo, para um lado mais ético.

No âmbito deste espetáculo, haverá ainda um Aquecimento Paralelo com Afonso Cunha, no sábado, 18 de fevereiro, às 17h00, também no Rivoli, onde se irá experimentar, dançando, os movimentos presentes no espetáculo.

“Distante” conta com música de Alexandre Soares e media art de João Martinho Moura.