Sociedade

Navios da Marinha dão mais vida e cor à zona da Ribeira

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A zona da Ribeira vive, por estes dias, uma azáfama única. A juntar aos milhares de turistas que por ali passam todos os dias, a paisagem no rio Douro está, esta semana, diferente. Mostra uma outra beleza, com embarcações que, por ali, nunca estiveram atracadas. Tratam-se de navios pertencentes à Armada portuguesa, que vão participar nas celebrações do Dia da Marinha: ao Navio Escola Sagres, que ali chegou na passa segunda-feira, juntaram-se a Fragata D. Francisco de Almeida, o Navio Patrulha Oceânico Sines e a Lancha de Fiscalização Rio Minho.

A partir desta quinta-feira, os navios estarão de portas abertas durante os dias do evento, no período da manhã, das 10 às 12 horas, e à tarde, entre as 14 e as 18 horas. A entrada para as visitas será feita nos locais de atracação das embarcações, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega.

De acordo com a Marinha, o Navio da República Portuguesa (NRP) D. Francisco de Almeida, que chegou, esta terça-feira, à Ribeira, é o segundo navio da classe Bartolomeu Dias. Foi construído nos estaleiros Royal Koninklijen Marine (Países), tendo sido o sétimo navio da classe Karel Doorman ao serviço da Marinha Holandesa. Foi aumentado ao efetivo da Armada portuguesa, em janeiro de 2010.

A fragata, que tem como patrono o primeiro vice-rei da Índia, D. Francisco de Almeida, já participou em inúmeras missões e exercícios nacionais e internacionais, com especial destaque para o dispositivo de segurança aéreo e naval durante a celebração da missa realizada no Terreiro do Paço, em 2010, pelo Papa Bento XVI, a operação Ocean Shield em 2011, integrada na Força Naval da NATO, atuando também nas ações de combate à pirataria na zona da Somália, entre muitas outras.

O Navio Patrulha Oceânico Sines foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo, aumentando o efetivo da Armada, em julho de 2018. Foi concebido como navio não combatente e destina-se, prioritariamente, a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.

Já a Lancha de Fiscalização Rio Minho foi construída, no Arsenal do Alfeite, em 1991, projetada e especialmente concebida para missões de patrulha em águas pouco profundas. Dá nome à classe e ao único navio que a constitui. A sua área de atuação é, por excelência, o Troço Internacional do Rio Minho.

Mais de 30 iniciativas abertas à população

As celebrações do Dia da Marinha reúnem mais de 30 iniciativas, abertas a toda a população. O epicentro desenvolve-se entre a Ribeira e a Alfândega do Porto, zona que terá alguns condicionamentos de trânsito durante os quatro dias de evento (de 18 a 21 de maio). O programa prevê, para além de visitas aos navios, batismos de mar, escalada e mergulho, utilizar a realidade virtual para comandar um navio, entre outras atrações.

Os batismos de mar, efetuados nos navios Rio Minho e Sagitário, ou até em lanchas anfíbias e motas de água, constituem uma das principais atrações do programa. Realizam-se entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 18h00, com início no Cais da Polícia Marítima, no Cais da Estiva-Ribeira ou no Cais da Alfândega. Considerando que os lugares para as aventuras em água salgada são limitados, a Marinha vai providenciar zonas de apoio e suporte, geridas pelos militares.

O parque de estacionamento da Alfândega surge como o espaço dedicado às exposições demonstrativas. A partir das 11h30, desta quinta-feira, o público em geral poderá ser fuzileiro por um dia, ter acesso às paredes de escalada, experimentar mergulho numa piscina, visitar tendas com armamento e airsoft, deixar-se fotografar ao lado de viaturas e embarcações que integram o contingente das forças armadas, tudo com a máxima segurança e monitorização dos oficiais.

Inauguração do Monumento do Dia da Marinha 2023

Da programação destaque especial para a inauguração, esta quinta-feira, às 13 horas, no Farol de São Miguel-O-Anjo (junto ao Passeio Alegre), do Monumento do Dia da Marinha 2023. Uma oferta da Marinha à cidade, mantendo a tradição e gesto simbólico de agradecimento pela receção do evento.

Horas antes, decorre uma ação solidária promovida pelo agrupamento Marinheiros da Esperança, com visita à Ala Pediátrica do Hospital de São João, a partir das 10 horas.

Já esta sexta-feira realiza-se um colóquio, subordinado ao tema "O Mar: Tradição e Desafios", organizado pela Marinha Portuguesa e Universidade do Porto. O encontro tem início às 9h30 e termina às 18 horas.

Mais tarde, pelas 21h30, terá lugar um concerto no Parque da Alfândega, da Banda da Armada com Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero. Acompanhado de cerca de 100 músicos, Miguel Guedes vai interpretar grandes êxitos musicais de Frank Sinatra, Rui Veloso, Jorge Palma, U2 e muito mais.

O programa culmina no domingo, dia 21, com todas as atenções voltadas para a cerimónia militar, que, a partir das 12 horas, junta uma formação de cerca de 500 militares para um desfile na Rua Nova da Alfândega (sentido Alfândega-Ribeira), podendo ser visto por toda a população. Na última parte do desfile, que durará cerca de uma hora e meia, está prevista uma demonstração de capacidades junto ao rio Douro. A preceder a cerimónia, a Marinha organiza uma celebração religiosa na Igreja de São Francisco, às 10h30.

Conheça aqui todo o programa do Dia da Marinha.