Ambiente

Natureza a brincar: Aprender a fazer um marcador florido

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_marcador_florido.jpg

DR

Num novo episódio de “Natureza a brincar”, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto ensina a trazer as flores para o meio das leituras dos mais novos. A proposta é para a criação de marcadores floridos.

Aproveitando o verão que ainda enche a cidade de flores das mais variadas cores, formas, tamanho e aromas, a proposta é para pôr os mais novos a fazer marcadores para as páginas dos seus livros com amores-perfeitos, miosótis, pétalas de rosas, malmequeres, margaridas e tantas mais espécies que encontrarem pelo caminho.

A equipa de Educação Ambiental lembra que a melhor forma de conservar flores é secando-as e é, precisamente, essa a técnica que ensina no mais recente vídeo. Uma “arte” simples, mas que requer alguma paciência, uma vez que são precisas pelo menos duas semanas para que elas sequem. O ideal será apanhá-las num dia seco e quente, ao final manhã quando já não há orvalho.

É preciso um jornal para depositar as flores e um livro pesado para as espalmar. Findo esse processo, é com cuidado para não quebrar que se constroem os marcadores com as cores da criatividade de cada um.

Noutros episódios desta série, a equipa de Ambiente da Câmara do Porto ensinou os mais novos a fazer quadros de areia, manjericos, tintas, pincéis-vassoura, caça-sonhos ou a criar um “amigo imaginário”.

Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #naturezaabrincar, #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.