Sociedade

Natal no Porto regressa aos Aliados com concertos de Diogo Piçarra, Buba Espinho e Sofia Escobar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_iluminacao_natal_arvore_baixa_2022_15.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Avenida dos Aliados volta a ser o palco dos grandes concertos deste Natal no Porto. Recuperando a tradição pré-pandemia, a iluminação da Árvore de Natal, montada na Praça do General Humberto Delgado, está agendada para o dia 1 de dezembro, num momento que será celebrado com o concerto de Diogo Piçarra, a partir das 18 horas. Para além do palco nos Aliados, a animação desloca-se para a Cordoaria, com um Mercado de Natal para todos os gostos, animação itinerante, um carrossel parisiense e o regresso da pista de gelo ao Largo do Amor de Perdição.

O palco colocado nos Aliados receberá, ainda, uma panóplia de sons e artistas que prometem tornar este Natal ainda mais diverso e multicultural.

No dia 9 de dezembro, às 18 horas, o músico alentejano Buba Espinho junta-se aos Bandidos do Cante para um concerto que percorre o último disco do músico. O concerto acontece num momento especial, quando passam nove anos desde que o cante alentejano foi considerado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Uma semana depois, no dia 16, os Aliados acolhem "A Filarmónica no Natal no Porto", um encontro agendado novamente para as 18 horas, que contará com os clássicos da época executados pela Banda Marcial da Foz em colaboração com os alumni e atuais alunos da Universidade do Porto, sob a direção do maestro Manuel da Costa.

A 22 de dezembro, o projeto municipal Desporto no Bairro, que assinalou a sua quarta edição este ano, promete um encontro com a cultura urbana, num espetáculo que conta com momentos de breaking, street basket, surf e skate, numa performance com coreografia do atleta Max Oliveira. A apresentação decorre às 21 horas.

A fechar os grandes concertos nos Aliados, no dia 23, decorre o momento mais mágico deste Natal na cidade: a cantora Sofia Escobar, vimaranense que extravasou fronteiras e é hoje uma das vozes nacionais mais requisitadas para espetáculos musicais a nível internacional, junta-se à Orquestra Juvenil da Bonjóia numa apresentação inédita. O concerto inicia às 18 horas e promete os grandes temas desta época.

Pista de Gelo e Mercado de Natal na Cordoaria

Para além da Avenida dos Aliados, grande parte da programação desta época festiva concentra-se no Jardim da Cordoaria, que se transforma num verdadeiro Bosque Encantado. Irá acolher o habitual Mercado de Natal, com propostas diversas de presentes.

O espaço acolherá, ainda, um conjunto de propostas itinerantes, que prometem contagiar com a magia do Natal todos aqueles que se juntarem no local. Há figuras de grandes dimensões, grupos que prometem dar mais cor e ritmo a esta época, oficinas para toda a família e uma oferta diversa de espetáculos de teatro, dança, música, circo e exposições, entre muitos outros.

Um dos destaques vai para o regresso da pista de gelo, que ficará instalada no Largo do Amor de Perdição. A utilização será gratuita, assim como o carrossel parisiense, que se irá erguer junto ao Mercado de Natal e promete transportar público para memórias de outros tempos.

O Natal estende-se ao Mercado do Bolhão, com propostas que aproximam ainda mais as pessoas do centenário equipamento municipal, criando momentos de magia entre produtos tradicionais e fruta da época.

Os mercados de rua da cidade também se vestem de Natal, com produtos alusivos à época e muitas surpresas.

Mas um dos espaços que mais curiosidade suscitará será a Casa do Pai Natal em plena Cordoaria, que receberá os pedidos de última hora dos mais pequenos. A personagem das barbas brancas estará lá todos os dias, para ouvir o que queremos na noite de 24 de dezembro e sermos surpreendidos com os desejos mais secretos que só ao Pai Natal confessamos.

Programa detalhado da programação do Natal 2023 no Porto disponível aqui.

Horários:

Mercado de Natal, Pista de Gelo e Carrossel Parisiense

Segunda a quinta-feira – 14 horas às 19 horas
Sextas-feiras e vésperas de feriados – 14 horas às 20 horas
Sábados – 10 horas às 20 horas
Domingos – 10 horas às 19 horas
Feriados 1 e 8 de dezembro – 10 horas às 20 horas

Entrada gratuita