Sociedade

Natal do Porto vai brilhar em 2,3 milhões de luzes

  • Notícia

    Notícia

#JQ_1DEZ_ILUMINACAO_PISTA_GELO_06.jpg

João Queirós


O Porto veste-se a rigor para a quadra natalícia e ilumina-se com mais de dois milhões de microlâmpadas LED distribuídas por 59 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade, a partir de 1 de dezembro e até ao Dia de Reis (6 de janeiro de 2019). 

Cerca de 95 por cento das lâmpadas utilizadas são de baixo consumo, solução que permite uma poupança de 80 por cento em relação às iluminações tradicionais. 

Além de uma mancha de luz mais presente e consistente, haverá igualmente um reforço significativo na ornamentação de várias artérias, sendo utilizados neste ano um total de 586 elementos decorativos.

Estrelas de vários feitios e pormenores circulares serão as formas mais frequentes. Também haverá ruas decoradas com laços, sinos e árvores de grande escala, entre outros elementos próprios da quadra. O dourado será a mancha predominante, conjugada com detalhes em vermelho, verde e azul.

A definição dos locais a iluminar teve em conta não só os fluxos de público nas áreas mais centrais da cidade, mas também as zonas com maior prevalência de comércio tradicional, assim como outros pontos de interesse durante esta época festiva.

As iluminações de Natal no Porto vão ser inauguradas às 18 horas do dia 1 de dezembro, em simultâneo com a ligação das luzes da Árvore de Natal da cidade, erguida como habitualmente na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto.

Com 40 metros de altura e 20 de diâmetro e pesando cerca de 12 toneladas, será uma das maiores árvores de Natal do país. As mais de 29 mil lâmpadas que ornamentarão a estrutura e que proporcionarão várias dinâmicas vão acender-se diariamente às 17,30 horas. Aos sábados e domingos à tarde, haverá contos e espetáculos infantis no interior da árvore.

Locais com iluminações de Natal (por zonas):

ZONA 1

R. de Sampaio Bruno; R. de Santa Catarina; R. de Sá da Bandeira; R. de Fernandes Tomás; R. do Bonjardim; Largo de Tito Fontes; R. do Bolhão.

ZONA 2

R. de 31 de Janeiro; R. das Carmelitas; Largo dos Lóios; R. dos Clérigos; Praça de Gomes Teixeira (Leões); Jardim da Cordoaria.

ZONA 3

Praça de Almeida Garrett; Av. de Dom Afonso Henriques; Av. de Vímara Peres; R. Chã (Largo); R. do Loureiro; R. das Flores; R. de Mouzinho da Silveira; R. de Ferreira Borges; Largo de São Domingos; fachada do Palácio das Artes (Largo de São Domingos); R. do Dr. Sousa Viterbo.

ZONA 4

Praça de Carlos Alberto; R. de Cedofeita; R. das Oliveiras.

ZONA 5

R. da Alegria; Praça dos Poveiros; R. de Passos Manuel; R. de Santo Ildefonso; Praça da Batalha.

ZONA 6

R. da Formosa; R. de Alexandre Braga.

ZONA 7

R. de Ramalho Ortigão; Praça de D. Filipa de Lencastre; R. de Ceuta; R. do Almada.

ZONA 8

Praça do Marquês de Pombal; R. da Constituição; R. de Costa Cabral; R. de Antero de Quental; R. de João Pedro Ribeiro; R. de Damião de Góis.

ZONA 9

R. de Júlio Dinis; Parque Itália (R. de Júlio Dinis); Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista).

ZONA 10

Av. de Rodrigues de Freitas; R. do Heroísmo; R. do Freixo; R. da Estação.

ZONA 11

R. de Martim Moniz; R. de Diu; R. da Senhora da Luz.

ZONA 12

Praça do Exército Libertador (Largo do Carvalhido); R. de Oliveira Monteiro; R. da Prelada; R. da Natária; R. do Carvalhido.