Sociedade

Natal chega ao refeitório municipal em sabores e imagens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O cheiro que se sente ao entrar no refeitório municipal não deixa margem para dúvidas: o Natal chegou àquele espaço ao almoço desta terça-feira. E nem a decoração foi deixada ao acaso e contou com a criatividade de mãos mais infantis.

Ainda faltam uns dias para a noite da Consoada, mas, diz a tradição, o Natal é quando um homem quiser. Para os trabalhadores da Câmara do Porto a quadra já se começou a viver. Ou antes: a saborear.

O cardápio trouxe o que o estômago pede nesta época: peru e bacalhau, ainda que ambos com um toque especial. O peru foi servido com arroz de açafrão e rodelas de laranja, enquanto o rei da quadra se apresentou no prato lascado com broa.

E porque Natal é quase inseparável de doces, não faltou uma mesa repleta de rabanadas, aletria e fatias de Tronco de Natal.

Além dos sabores, o espírito natalício no refeitório municipal vive-se pela decoração. Ao longo da parede, dezenas de fotografias retratam pequenas obras de arte feitas pelos filhos dos trabalhadores, mas também por algumas crianças das escolas do concelho, e outras mesmo fruto da criatividade dos mais crescidos.

Inaugurada na passada semana, a exposição mostra presépios, pais natais, muitas árvores e presentes, com algumas criações feitas com recurso à reciclagem de materiais.