Sociedade

Nas férias das crianças, a missão é acertar no alvo da diversão e da inclusão

  • Cláudia Brandão

  • Notícia

    Notícia

O verão na cidade vive-se de aventura, fantasia e descoberta. São estas as propostas para as oito semanas da Missão Férias@Porto, num ano em que a inclusão foi buscar força aos mais pequenos. Entre as mais de 660 crianças (64% residentes na cidade), há espaço para quem tem necessidades educativas especiais experimentar desporto, atividades culturais e uma boa dose de magia e amizade.

Rita já tem a mira bem apontada. É a quarta vez que passa o verão na Missão Férias@Porto e, além de técnica para acertar em cheio no alvo, tem a certeza que esta é a forma mais divertida de aproveitar o tempo agora que as aulas terminaram. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi, na manhã desta terça-feira, acompanhar as atividades da iniciativa que, todos os anos, proporciona momentos de diversão aos mais novos em tempo de férias de verão.

No Parque Desportivo de Ramalde, também a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, testemunhou a primeira incursão de muitos jovens na prática do tiro ao alvo e do skate. Nas palavras da vereadora “a grande missão desta Missão Férias continua a ser divertir crianças em segurança”.

Entre as mais de 30 atividades, João, de capacete na cabeça, prepara-se para se estrear no skate, no recinto do Skate Park, partilhando que “tenho-me divertido, jogando futebol, golfe, aprendi rugby”. “É um método de diversão e aprendizagem”, diz sobre a Missão Férias, onde também há visitas a museus, oficinas de ciência, sessões de magia, ou cinema.

Em sintonia, Rita diz que vem para aqui pelo quarto ano consecutivo “porque é perto de minha casa e as atividades são ao ar livre. Estamos sempre a apanhar ar e isso é divertido”. Aos mais jovens, não há chuva que os demova, nem pandemia que interrompa a diversão. “É um bocadinho diferente do que quando não havia Covid, mas dá para nos divertirmos na mesma”, garante a jovem.

Catarina Araújo afirma que a iniciativa é “toda ela pensada para que as crianças possam continuar a brincar, a divertir-se e a aprender ao ar livre, com um conjunto de modalidades expressamente pensadas, e regras previamente definidas para que, com total segurança e conforto, os pais possam ficar descansados enquanto os seus filhos estão em espaços fabulosos como este”.

Pelo segundo ano, a Missão Férias@Porto acontece em pandemia, mas nem por isso torna impossível a diversão em segurança. É para tranquilizar crianças e encarregados de educação que a iniciativa decorre em seis espaços diferentes da cidade, com turmas de apenas 12 participantes, e que foi reforçado o número de professores (com a inclusão de um coordenador/higienizador), assim como as atividades ao ar livre.

Catarina Araújo sublinha como são os próprios jovens que se mostram “muito colaborantes, interiorizaram muito bem as regras”. “Fizemos uma pequena abordagem às regras que tinham que cumprir e eles já são os primeiros a desinfetar as mãos, a respeitar todas as condições no momento de chegada, no transporte, na partida”, garante.

Incluir mais cor nas férias

Este ano, a Missão Férias tem uma vertente de inclusão muito forte ou, como refere a vereadora da Juventude e do Desporto, “ganhou mais cor ainda”. Em parceria com a Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA), a iniciativa abriu-se à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, “que estão integradas nas turmas, devidamente acompanhadas por monitores com formação adequada para o efeito, e que partilham também destas semanas de aventuras e de descoberta nestes nossos espaços verdes”, afirma Catarina Araújo.

Rita e João confirmam. Para os jovens, de 12 e 10 anos, respetivamente, a integração tem sido boa para todos. “Nós ajudamos, estamos sempre a falar com elas e é divertido”, garante Rita, explicando que “a professora Maria está sempre connosco e ajuda-nos, fala mais sobre elas [as crianças com necessidades especiais]”.

Mas a cor na Missão Férias passou a ser algo literal com a adoção, pela primeira vez, do código ColorADD na sinalética dos campos e no vestuário de professores e monitores, além da formação, “explicando às crianças todas as questões relacionadas com o daltonismo”, assegura a vereadora do Município. A missão é também social, com a disponibilização de 80 inscrições para crianças e jovens sinalizados pela Coesão Social da Câmara do Porto.

Com os pedidos de inscrições a subir 40% e as vagas a esgotar no espaço de uma semana, em alguns campos esgotaram mesmo no primeiro dia em que abriram, a Missão Férias@Porto vai abrir um novo polo no próximo mês. De 2 a 27 de agosto, o Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, no Bairro do Amial, vai oferecer desporto e outras atividades a quem ficou em lista de espera, de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

Sublinhando como “as nossas inscrições este ano esgotaram em tempo record”, Catarina Araújo afirma que este “esforço adicional” pretende “corresponder a esta grande procura, e ajudar os pais nesta altura difícil a deixar os seus filhos divertir-se em segurança”. Para a vereadora, o grande número de inscrições “é a melhor resposta à forma como estas crianças aqui se sentem”.