Proteção Civil

Nas escolas, todos sabem o que fazer quando “A Terra Treme”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Quando, às 11,05 horas em ponto, soa o alarme na Escola Básica / Jardim de Infância de Castelos ninguém entra em pânico. Do 1.º ao 4.º ano, já todos os alunos sabem como reagir em caso de terramoto, depois de mais uma iniciativa “A Terra Treme”, promovida a nível nacional pela Proteção Civil.

A lição está estudada e todos passam com distinção. Quando a terra treme, os alunos são rápidos a colocarem-se debaixo das mesas nas salas de aulas para se protegerem de eventuais objetos que caiam.

São três passos importantes, que duram apenas um minuto, mas podem garantir a sua segurança quando – ou se – algum dia o alarme soar a valer: Baixar; Proteger; Aguardar.

Antes do exercício, os alunos das várias escolas receberam uma pequena aula, ministrada por elementos da Proteção Civil Municipal, onde ficaram a saber o que são e porque acontecem os sismos, assim como as várias consequências de um tremor de terra mais forte.

Graças a este exercício, os mais novos já sabem o que fazer quer estejam em casa, na rua ou em qualquer lugar, sozinhos ou com muitas pessoas. Não andar descalço para evitar contacto com fios elétricos, aprender a desligar o gás, a eletricidade e a água, mas também não deixar brinquedos desarrumados em locais que podem ser de fuga, como os corredores, foram alguns dos conselhos que a Proteção Civil passou aos alunos.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o objetivo é “capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

Inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, a iniciativa acontece todos os anos em parceria com as comunidades educativas locais, associações de bombeiros e serviços municipais de proteção civil.