Política

Na comemoração do 5 de Outubro o Porto reiterou o compromisso com a República, a Democracia e a Liberdade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Cerimónia evocativa da Implantação da República teve lugar na freguesia do Bonfim. A data “está viva e não esmorece no tempo”, sublinhou o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, que representou o Município.

Os 111 anos da Implantação da República foram assinalados nesta terça-feira no Porto, com uma cerimónia que nem a chuva travou. Organizada pela Associação Cívica e Cultural 31 Janeiro, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, que começou por vincar a vitalidade da data. “Recordamos, mais uma vez, a Implantação da República Portuguesa que está viva e não esmorece no tempo. Evocamos o 5 de Outubro de 1910 não como uma data passada e longínqua, mas como a jornada que se faz todos os dias na construção de um futuro melhor para todos e em Liberdade”, disse

A cidade Invicta mantém-se comprometida com os valores que servem de base ao regime republicano, reiterou Miguel Pereira Leite: “O Porto, em mais um 5 de Outubro, relembra, agradece e reanima a esperança derramada neste triunfo histórico e recorda os que serviram a nação. A cidade do Porto não esquece o passado e renova o seu compromisso com os princípios que alicerçam esta República.”

“O 5 de Outubro fez-se e faz-se da força inabalável, do destemor e da resiliência dos portugueses e dos portuenses de outrora e de agora. Se, no início do século XX, as nossas gentes souberam dar novo e concreto rumo à coisa pública, nos momentos mais recentes da nossa História – vendo-se, por exemplo, a braços com uma inesperada crise pandémica –, os portugueses têm continuado a bater-se pelo país e pela República”, notou o presidente da Assembleia Municipal.

“O meu repto hoje é o de que todos – a partir da intervenção mais e menos pública que tenhamos – nos empenhemos na perene construção de uma melhor República que tenta ser cada vez mais justa e solidária”, acrescentou Miguel Pereira Leite, concluindo: “É com uma enorme honra e satisfação que me associo a estas comemorações e saúdo todas entidades, cidadãs e cidadãos aqui presentes, renovando o firme compromisso do Município do Porto com a República, a Democracia e a Liberdade.”

Também intervieram na cerimónia o presidente da Associação Cívica e Cultural 31 Janeiro, Luís Cameirão, o professor catedrático da Universidade Lusófona do Porto e professor catedrático jubilado da Universidade do Minho, António Cândido de Oliveira, e ainda o presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, José Manuel Carvalho.

A sessão iniciou com o hastear da bandeira nacional no edifício da Junta de Freguesia do Bonfim e o hino nacional, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Presidente Afonso Costa, uma sessão evocativa no salão nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, e terminou com um momento musical.