Cultura

Na “Casa dos Pais” há diálogos entre o teatro e o cinema

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

António Parra e Luís Araújo, membros da estrutura de teatro A Turma, apresentam, em estreia, “Casa dos Pais”, nos dias 29 e 30 de setembro, no Teatro Rivoli.

O novo trabalho pretende colocar em diálogo as linguagens do teatro e do cinema. Uma reflexão sobre aquilo que o teatro mostra face ao que o cinema esconde e qual a sua relação quando coexistem: “ao criarmos a mesma ficção em simultâneo fazendo uso de dois veículos tão distintos estamos a expor as fragilidades de ambos ou a criar uma nova linguagem aos olhos de quem vê”, segundo os cocriadores.

A história parte do regresso de três irmãos à casa dos pais e o conflito familiar que daí surge. No entanto, para os cocriadores, mais importante do que a história em si é a forma como a mesma é contada, alternando entre dispositivos e tempos: o que é apresentado em vídeo e o que é apresentado em palco. Desta forma, este trabalho traz o processo de pós-produção de um vídeo para o tempo real do teatro.

Este projeto conta, ainda, com Tiago Guedes na realização do vídeo e com a interpretação de Albano Jerónimo, Luís Araújo e Carla Maciel.

O espetáculo é apresentado, em estreia, no Teatro Rivoli, sexta-feira e sábado, às 19h30.