Cultura

Mykki Blanco vem ao Fórum do Futuro falar de género, identidade e tecnologia

  • Notícia

    Notícia

Mykki_2_porto.jpg

Artista e ativista é uma das novidades do programa do festival, que começa no próximo domingo e se prolonga até 11 de novembro.

A escritora, ativista e performer Mykki Blanco (nascida Michael David Quattlebaum Jr., em 1986, nos EUA) estará presente no segundo dia do Fórum do Futuro, 6 de Novembro, às 19 horas, no Palácio do Bolhão (ACE).

Numa conversa com o artista e curador Stanley Schtinter (que iria moderar o diálogo com Genesis P-Orridge, que, por motivos de saúde, cancelou a tour europeia e a vinda ao Fórum), Mykki Blanco falará sobre o seu percurso, como se assumiu transgénero/genderqueer na sua vida privada e no campo artístico, criando música e poesia punk conceptual, que viriam a ser as bases da sua prática como performer.

Mykki Blanco, que começou por ser apenas uma identidade digital na internet, explicará como as ferramentas digitais foram determinantes para o seu sucesso e falará sobre a discriminação que experienciou enquanto artista abertamente transgénero e seropositivo, abordando igualmente questões raciais e de transfobia.

Esta sessão, intitulada "Uma história de gender & sexual politics - da performance ao hip-hop", parte da análise do universo digital como porta para novas possibilidades de criação e reinvenção artísticas, questionando se estas ferramentas de comunicação serão todavia suficientemente eficazes para permitirem a afirmação individual nos domínios da sexualidade e, de forma mais ampla, de identidade.

A obra de Genesis P-Orridge será, ainda assim, assinalada no Fórum do Futuro com a exibição do documentário "The Ballad of Genesis and Lady Jaye", de Marie Loisier (vencedor do Grande Prémio do IndieLisboa, em 2011), que será apresentado por Mykki Blanco e Stanley Schtinter, homenageando dessa forma o/a músico/a e artista do Reino Unido.

O Fórum do Futuro 2017 tem como tema TERRA ELÉCTRICA e começa no próximo dia 5, às 16 horas, com Richard Sennett e Gareth Evans em conversa sobre o tema "A Caminho da Cidade Aberta", no grande auditório do Rivoli.

Toda a programação desta edição pode ser conhecida aqui.