Cultura

Músicas do Mundo sobem a muitos palcos do Porto até domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Até ao dia 31 de outubro, as Músicas do Mundo invadem o Porto. O festival Womex, que marca aqui a sua estreia em Portugal, celebra a música em toda a sua diversidade, trazendo à cidade milhares de profissionais desta indústria. A cerimónia inaugural realizou-se na noite desta quarta-feira, na incontornável Casa da Música.

O Womex apresenta, ao longo de cinco dias, mais de 60 concertos na cidade, numa programação que percorre, além da Casa da Música, também a Alfândega do Porto, o Coliseu Porto Ageas, o Teatro Rivoli, o Teatro Nacional de São João, o Teatro Sá da Bandeira, mas também o cinema Passos Manuel, o Hard Club e ainda uma tenda na Praça D. João I.

Mas foi da Casa da Música que ecoaram os primeiros acordes e vozes deste grande evento internacional de celebração musical, que antes de dar expressão ao mote da sessão de abertura, “Porto ReFolk Express”, acolheu no palco os fazedores do Womex 2021, organização e patrocinadores institucionais.

Rui Moreira, representante da cidade anfitriã, deu as boas-vindas a todos os participantes, público e músicos, e assinalou que a ideia de realizar no Porto um grande evento internacional ligado à música tinha alguns anos. “Já o tínhamos pensado em 2014, mas na altura não se proporcionou”, referiu.

Na sala da Casa da Música “cujo nome homenageia a grande violoncelista portuense Guilhermina Suggia”, o presidente da Câmara do Porto foi breve nas palavras que encerraram um conjunto de intervenções, mas não quis deixar de estabelecer o paralelismo entre a música, enquanto meio de união entre povos, e a cidade, reconhecida pela sua “tolerância” e acolhimento de cidadãos do mundo. “A cidade é segura. Aproveitem”, afirmou Rui Moreira, que sugeriu o próprio programa do Womex, que o Município do Porto apoiou, como um ponto de partida para conhecer locais e espaços culturais da cidade “surpreendentes”.

Até dia 31 de outubro, o Porto acolhe centenas de editoras, distribuidores, promotores, associações de artistas, plataformas de streaming, jornalistas, entre outros agentes ligados ao setor da música, tratando-se de uma oportunidade única para Portugal projetar internacionalmente o talento e a criatividade dos seus profissionais e artistas.

E foi isso que, efetivamente, se aproveitou para fazer na sessão inaugural do Womex, projetando as raízes da música tradicional portuguesa, através das atuações dos Retimbrar, que também contaram Uxia como convidada especial, Galandum Galundaina com os Pauliteiros de Miranda, Seiva e Sopa de Pedra.

Além da “montra privilegiada” para dar a conhecer Portugal ao Mundo através da música, há mais notas a favor do Womex. A mais significativa toca a importância do evento para a economia local e regional, uma vez que o festival mobiliza mais de 1.200 trabalhadores e envolve mais de 200 empresas e fornecedores, na sua grande maioria do Porto e da região Norte. Sem esquecer, ainda, que surge depois de uma crise de saúde pública que afetou, severamente, muitos setores de atividade, tendo sido a cultura um dos mais afetados.

Alexander Walter, diretor do Womex, falou precisamente sobre isso na sua intervenção, referindo que o setor estava ávido pelo “regresso dos espetáculos ao vivo”. “Já chega de ano e meio de contacto através dos ecrãs”, desabafou o alemão ao leme do festival.

Também António Guimarães, diretor geral da AMG Music, produtora responsável pela realização do Womex, destacou o quão difícil foi organizar o Womex com uma pandemia pelo meio. Ainda assim, o responsável está otimista no relançamento da indústria e considera ser esta uma janela importante para dar a conhecer a música portuguesa, em todas as suas facetas, ao mundo. “Temos tradições muito interessantes e muito mais a oferecer além do fado”, referiu.

Em sublinhado, António Guimarães deixou ainda ideia de que a “World Music” é uma importante arma na luta contra o racismo.

Participaram também na cerimónia de abertura do Womex 2021 a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

A edição de 2022 do Womex está confirmada para Lisboa, fazendo assim de Portugal o primeiro país a receber o festival de músicas do mundo em dois anos consecutivos.