Cultura

Músicas do mundo marcam o ritmo do Warm Up neste fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_28Agosto2020_Feira_do_Livro_Concertos_Bolso_032.JPG

Porto.

Antecipando a chegada do Womex à cidade, o Warm Up dedica um fim de semana às músicas do mundo, com quatro propostas para ouvir no Terreiro da Casa do Roseiral, com vista sobre o Douro e entrada gratuita.

No próximo mês de outubro, o Porto será invadido pelas músicas do mundo, acolhendo o Womex – The World Music Expo, um dos maiores e mais reconhecidos eventos da indústria musical a nível mundial, com mais de 26 anos de história, em estreia absoluta em Portugal. Antecipando este grande momento na cidade, o Warm Up dedica um fim de semana às músicas do mundo e às suas novas tendências e influências, com propostas de várias latitudes.

O programa inclui quatro concertos, que serão apresentados no Terreiro da Casa do Roseiral, nos Jardins do Palácio de Cristal, hoje e amanhã.

Música portuguesa mostra várias caras

A abertura estará a cargo dos Holy Nothing, banda transatlântica de música eletrónica, sediada no Porto, que une esforços com um grupo de músicos independentes brasileiros, como Angelo B e BaianaSystem, para criar uma mistura entre música de dança e ritmos quentes sul-americanos. No primeiro dia, sobem ainda ao palco Lina & Raül Refree, recentes vencedores do novo Prémio Carlos do Carmo, para um encontro improvável entre fado e música eletrónica.

O segundo dia deste ciclo traz ao Porto o Cante Alentejano, num concerto dos Magano, um trio (duas vozes e um contrabaixo) composto por Sofia Ramos, Nuno Ramos e Francisco Brito, que dá uma nova expressividade a esta música, hoje reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A fechar, Luís Peixoto, um dos mais consagrados cordofonistas portugueses, sobe ao palco do Roseiral para apresentar o seu novo álbum, “Geodésia”.

Programa
Sexta-feira, 13 de agosto
19 horas – Holy Nothing
21 horas – Lina & Raúl Refree (PT/ESP)

Sábado, 14 de agosto
19 horas – Magano
21 horas – Luís Peixoto

Integrado no Warm Up, o ciclo Músicas do Mundo tem entrada gratuita, mas sujeita à lotação do recinto. Os bilhetes, até um máximo de dois por pessoa, devem ser levantados na bilheteira, localizada na Praça do Rossio (no interior dos Jardins do Palácio de Cristal), no dia dos respetivos concertos, a partir das 17,30 horas.

Para reforço da segurança e em complemento a todas regras de saúde públicas em vigor, será exigido certificado digital Covid ou comprovativo de teste negativo à entrada.