Educação

"Música para Todos" entrega instrumentos a estudantes do Cerco do Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Ontem, ao final da tarde, muito antes da hora marcada, a azáfama era grande no Salão Nobre e Sala Dona Maria dos Paços do Concelho. Por um lado, a natural irrequietude de alunos do 5.º ano, por outro, o nervosismo miudinho de jovens músicos, integrados na Orquestra Juvenil da Bonjóia, que iriam atuar após a cerimónia de entrega de instrumentos musicais, no âmbito do projeto municipal "Música para Todos". Já vai na 13.ª edição, mas a emoção e o nervosismo mantém-se iguais entre alunos premiados e músicos em princípio de carreira.

Esta segunda-feira, 22 alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas do Cerco receberam os seus instrumentos musicais das mãos do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do vereador da Educação, Fernando Paulo, e de representantes das entidades envolvidas no projeto – Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI, Rui Pedroto, presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, Miguel Portela, administrador executivo do Grupo Bial, Luísa Caiano, diretora da Escola Curso de Música Silva Monteiro, e Manuel Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco.

"O 'Música para Todos' é um projeto que se distingue pela sua singularidade, diversidade e inclusão. Por isso, faz a diferença na vida dos seus intervenientes diretos e indiretos", afirmou Rui Moreira, relevando que a iniciativa reflete "os princípios que orientam a intervenção social do Município do Porto”. Ou seja, os que “preconizam o trabalho em rede e a criação de oportunidades para a coesão social, de forma a construir uma cidade mais solidária, integrada e integradora".

"Em suma, um Porto de todos e para todos", acrescentou.

O exemplo de Marco Pereira

Rui Moreira aproveitou para agradecer aos parceiros do projeto – "demonstra que a cooperação entre o setor público e o setor privado é viável, desejável e beneficia o desenvolvimento e crescimento do nosso Município", disse – e aos pais e encarregados de educação dos alunos que integram o projeto, sublinhando a dedicação que têm demonstrado, apoiando sempre os seus filhos.

Criado em 2010, o projeto "Música para Todos" já vai na sua 13.ª edição. Promove a inclusão social através do ensino da música, apoiado num projeto educativo sólido, fundamentado nos princípios da diversidade cultural, possibilitando às crianças e jovens conhecer outras realidades, outras culturas e linguagens, que se refletem no seu desempenho e resultados escolares. A cedência dos instrumentos para aprendizagem permite, assim, uma igualdade de oportunidades.

Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Escola Curso de Música Silva Monteiro e o Agrupamento de Escolas do Cerco, escola dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade. Conta com o apadrinhamento do Banco BPI - Banco Português de Investimento, a BIAL e a Fundação Manuel António da Mota.

E foi do "Música para Todos" que nasceu a Orquestra Juvenil da Bonjóia, promovendo o trabalho desenvolvido pelos alunos e dando visibilidade ao processo de aprendizagem e os resultados obtidos. Por lá passou, por exemplo, logo na primeira edição, Marco Pereira. Hoje, a estudar composição não esquece os primeiros passos que deu no projeto municipal. "A Orquestra Juvenil da Bonjóia ajudou-me muito para aquilo que faço hoje em dia", afirmou, em entrevista, ao Porto..