Cultura

Música em destaque nas próximas datas de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Novas “Obras Portuenses da Década de 20” e atuações de Andrea Parkins e Holland Andrews são as propostas do Cultura em Expansão para encerrar setembro e iniciar mais um mês de programação.

Nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 21h30, a Igreja de São Pedro de Miragaia será palco da apresentação de mais um ato do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”. Partindo dos quatro territórios do Cultura em Expansão, em 2021, a Sonoscopia fez um convite a quatro compositores portuenses para uma reflexão, traduzida sob a forma de música, que espelhasse aquilo que é a vida no Porto de hoje. Em 2022, o coletivo desafiou novos compositores para este projeto. O trabalho desenvolvido por Ângela Lopes em Campanhã, Isabel Soveral em Miragaia, Cândido Lima na Bouça e Álvaro Salazar na Pasteleira pode agora ser descoberto num espetáculo único. Com interpretação pelo Supernova Ensemble, um quarteto escolhido propositadamente para este projeto, que inclui alguns dos melhores instrumentistas portuenses do panorama erudito – João Dias (percussão), Carina Albuquerque (violoncelo) Clara Saleiro (flauta) Frederic Cardoso (clarinete) – o público será desafiado a ouvir hoje a cidade, para pensar o amanhã.

Já no sábado, 1 de outubro, às 19h30, é a vez da Associação de Moradores da Bouça acolher a primeira atuação do mês, levada a cabo por Andrea Parkins. Artista sonora e compositora focada na eletrónica interativa como processo composicional e performativo, Parkins é conhecida pela sua abordagem pioneira com acordeão processado eletronicamente, contando com uma vasta lista de colaborações.

Também na Bouça, no dia 4 de outubro, às 19h30, acolherá a atuação de Holland Andrews. Oscilando entre a voz, a composição e a performance, Holland constrói a sua música através da conjugação da voz e do clarinete com a eletrónica, num ambiente performativo intenso e genuinamente original, onde se misturam géneros como a ópera contemporânea, teatro musical, jazz, ambiente e noise. Para além da sua atuação, no dia seguinte, 5 de outubro, conduzirá um workshop aberto ao público que pretende explorar a meditação guiada, a prática de materialização corporal da voz e a performance improvisada. Com participação gratuita, a atividade decorrerá entre as 15h e as 17h30 e será conduzida em inglês. As inscrições deverão ser feitas através de e-mail (sonoscopia@gmail.com) ou por telefone (916 088 659).

Com programação prevista até dezembro, durante o mês de outubro, a agenda do Cultura em Expansão inclui ainda as atuações de Chão Maior em Campanhã e Cachupa Psicadélica em Miragaia; assim como a apresentação do projeto “Baile dos Discos Amadeu” na Pasteleira; as peças “Impossível” em Miragaia e “O meu amor amor virá de comboio” em Campanhã; e novas sessões de “Arquivo Zombie - o arquivo morto-vivo do Teatro de Ferro”.

A entrada nos espetáculos do Cultura em Expansão é feita mediante o levantamento de bilhete gratuito (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.