Cultura

Música e uma mini-conferência para crianças encerram primeiro mês de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Para terminar o primeiro mês de programação, o Cultura em Expansão leva a música das Maria Monda à Associação de Moradores da Pasteleira e uma mini-conferência para crianças em torno do tema “Para que serve a cultura?” ao auditório do Grupo Musical de Miragaia.

Maria Monda é o nome do projeto musical de Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso. Partilhando o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica, as três “mondam” canções, através do canto polifónico “a capella” e dos ritmos da percussão. Acompanhadas pelo percussionista Tiago Manuel Soares, o seu repertório inclui nomes maiores do cancioneiro lusófono, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Nesta edição do Cultura em Expansão, para além do concerto, que terá lugar no dia 26 de março, às 21,30 horas, as Maria Monda aceitaram o desafio do Teatro do Frio, para uma “invasão musical” às Torres Vermelhas do bairro da Pasteleira, na véspera da atuação, através da qual irão partilhar, de porta em porta, cantigas e paisagens sonoras, unindo as suas vozes às vozes dos que ali habitam.

Já no dia seguinte, 27 de março, às 11 horas, Miragaia acolhe a primeira iniciativa deste ano, sob a forma de mini-conferência dirigida aos mais novos. Em 2019, José Maria Vieira Mendes foi convidado pelo Teatro LUCA em Lisboa para fazer uma conferência para crianças que lidasse com a pergunta “Para que serve a cultura?”. Dessa conferência veio mais tarde a nascer um livro publicado pela Planeta Tangerina, com ilustrações de Madalena Matoso e com o título “Para que serve?”. A conferência, que agora chega a Miragaia, tenta lidar com a pergunta “Para que serve a cultura?” num modelo informal de diálogo, que tem como intuito introduzir o pensamento, a filosofia e a ideia de pergunta ou questionamento às gerações mais novas, de uma forma lúdica e descomplexada.

Com entrada gratuita, o acesso a todos os espetáculos do Cultura em Expansão requer o levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) no dia e local da sua realização, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre o programa municipal e respetiva programação para 2022 podem ser consultadas no website da iniciativa.