Cultura

Música e tradição oral africanas servem de mote para espetáculo em Aldoar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_espetaculo_Inventando_Griots.JPG

DR

A Programação Satélite do Cultura em Expansão leva "Inventando Griots" à Galeria Comunitária de Aldoar este sábado, às 18 horas.

A iniciativa junta, no Porto, um músico mandinga, Demba Djabaté, e dois contadores de histórias multidisciplinares: o guineense-português Marinho Pina e a portuguesa-moçambicana Cláudia Rocha, contadores de histórias, cantores, poetas e musicistas da África Ocidental que povoam as suas memórias e os diferentes países que habitam.

O resultado é "Inventando Griots", um projeto que contará com a realização de duas oficinas, em parceria com o Espaço T, em que os participantes poderão encarnar o espírito dos multi-instrumentistas mandingas, que construíam tanto os seus instrumentos como as suas narrativas, e que resultará num concerto de inspiração mandinga, aberto a todos.

Já no dia seguinte, 16 de julho, o Cultura em Expansão regressa ao bairro de Pinheiro Torres, com um espetáculo destinado a toda a família.

Cruzando dança e teatro, "Truelle Destin!...Une Sueur d’Espoir" tem como ponto de partida um encontro improvável, à sombra de um andaime, entre dois homens, solitários, que até a linguagem separa. Inspirada na história pessoal do seu criador, Olivier Luppens, a peça é uma história bonita, repleta de humor terno, em que dois palhaços se domesticam um ao outro, abordando temas como a imigração, a doença e a amizade.

A entrada em ambos os espetáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes do seu início.