Sociedade

Música é tema das próximas Inaugurações em Bombarda marcadas para este sábado

  • Notícia

    Notícia

#jq_09marco2019_inauguracoes_bombarda_52.jpg

João Queirós

O mês das Festas de São João no Porto volta este ano a ter uma edição das Inaugurações Simultâneas. No próximo sábado, dia 29, as galerias do Quarteirão de Bombarda apresentam novas obras de arte contemporânea a partir das 16 horas e nas ruas a animação prolonga-se até às 20 horas.

Este ciclo de novas exposições é o quarto do ano e tem "Música" como tema. Propõe uma festa de bairro com sons em set e ao vivo, bem como uma matiné de dança.

Na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua de Cedofeita, há, entre as 16 e as 20 horas, um workshop de lindy hop, organizado por Josie Georgia em parceria com a academia de dança Bota Swing e musicado pelo Deejay Joe. Todos se podem juntar livremente e dançar.

Também durante as quatro horas do evento, mas do outro lado da rua, na zona pedonal que cruza com a Rua da Boa Nova, podem ouvir Nuno Riviera a passar discos. Pelo meio, às 18 horas, o baterista apresenta-se num concerto ao vivo com o Oliveira Trio, banda que forma juntamente com o baixista Manuel Oliveira e o teclista Marco Oliveira.

Na mesma zona da rua vão também decorrer, entre as 16 e as 19 horas, duas oficinas gratuitas que apelam à cultura coletiva de bairro. Isabel Coelho, do projeto IlustrarART, vai dirigir a criação de uma tela colaborativa de ilustração e desenho, numa iniciativa chamada "Músicas Portuguesas". Joana Estrela e Nicolau vão orientar um encontro de desenho "à mão levantada", chamado "Drink&Draw", em que os participantes devem trazer o seu próprio material e bebidas. Em ambos os casos o acesso é livre, sem necessidade de inscrição.

Ainda na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda que interseta a Rua da Boa Nova, onde estará o balcão "Porto.", poderão ver a exposição "Espelhos Mágicos", de Joana Valente.

É também daí que vão partir as duas habituais visitas guiadas pelas galerias que a PortoLazer e o curso de Artes Visuais da ESE promovem em cada ciclo de Inaugurações Simultâneas, iniciativa apelidada de Bombarda Stop&Go. Os percursos duram uma hora e têm 15 vagas disponíveis em cada horário. O primeiro começa às 16 horas e o segundo às 17,30. Os interessados devem enviar o seu nome e o turno pretendido para stopandgo@portolazer.pt, até às 13 horas de 28 de junho (sexta-feira), e aguardar uma resposta de validação.

A imagem da quarta edição do evento foi criada pelo fotógrafo portuense Rui Pinheiro e, tal como na anterior, volta a contar com informação para daltónicos, disponibilizada pelo projeto ColorAdd.

Os restantes ciclos de 2019 estão marcados para 21 de setembro e 9 de novembro.