Cultura

Música de A garota não e de Filipe Sambado encerra a Feira do Livro do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_FL_2013_dia_13_01.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A 10ª. edição da Feira do Livro do Porto está a aproximar-se do fim, mas ainda há muito para fazer, ver, ouvir e descobrir nos Jardins do Palácio de Cristal. No último fim de semana do evento, a música e a poesia estão em destaque e fazem companhia aos mais de cem editores, livreiros e alfarrabistas que ocupam, até domingo, 10 de setembro, a Avenida das Tílias.

“Sou mais eu quando não tenho medo de ser”

Quem o diz é Filipe Sambado, que, a três semanas do lançamento do disco “Três Anos de Escorpião em Touro”, sobe ao palco da Concha Acústica. Às 19 horas de sábado, dia 9 de setembro, Filipe Sambado apresenta um espetáculo que reúne êxitos já conhecidos do público e temas do novo trabalho, como “Mau Olhado”, “Talha Dourada” ou “Choro da Rouca”. O concerto – um dos 11 espetáculos da iniciativa “Dar Corda à Palavra” – dá, a fãs e curiosos, a oportunidade de espreitar um álbum descrito como “o mais íntimo até ao momento”, resultado de um período de redefinição pessoal e profissional.

No dia seguinte, é a vez de A garota não tomar conta da Concha Acústica. No domingo, dia 10 de setembro, a partir das 19 horas, a voz doce, mas firme, da cantautora Cátia Oliveira, mais conhecida pelo nome artístico A garota não, vai ecoar pelos Jardins do Palácio de Cristal. No último concerto da Feira do Livro do Porto – e um dos mais aguardados –, a cantora de Setúbal, conhecida pelo estilo interventivo, convida a audiência para uma viagem pessoal e social.

Quem é o Poeta?

Nos dias finais da Feira do Livro do Porto, o homenageado desta edição continua a fazer parte da programação cultural do evento. O título de um poema de Manuel António Pina, “A Poesia Vai Acabar”, serve de mote a um ciclo de conversas moderado por Raquel Marinho, que convida algumas das principais vozes da poesia moderna portuguesa a refletir sobre o significado de ser poeta na atualidade. As sessões decorrem sempre no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), a partir das 18h00, e contam, no dia 8 de setembro (sexta-feira), com Filipa Leal e Maria Quintana, no dia 9 de setembro (sábado), com Maria do Rosário Pedreira e Fernando Pinto do Amaral, e, no dia 10 de setembro (domingo), com Pedro Mexia e Francisco José Viegas.

Um outro rosto literário da cidade do Porto, Eugénio de Andrade, serve de inspiração a três conversas que vão colocar poetas à prova, trazendo “o estatuto de Poeta ao lugar dos comuns mortais”. Francisca Camelo, coordenadora do projeto Sin.Cera, é a moderadora do ciclo “É Sempre a Tremer que Levo o Sol à Boca”, uma série de diálogos sobre a escrita, a criação de um poema e as particularidades do processo criativo de cada um. Refira-se que a sessão de domingo, com Rosa Alice Branco, será interpretada, simultaneamente, em língua gestual portuguesa.

Os mais pequenos terão, também, oportunidade de descobrir o seu lado poético e encontrar o significado da palavra, da imagem, da escrita e da narrativa. Entre sexta e domingo, sessões das oficinas “Como é Que Nascem os Livros”, “Ler com os Ouvidos, Escrever com Desenhos” e “Ilustrar é Iluminar”, destinadas a crianças a partir dos seis anos, decorrem na sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Os concertos para bebés “Cucu! Dá, Dá!”, o teatro “O Pássaro da Cabeça”, da companhia Pé de Vento, o mercado “Mini Porto Belo” e a oficina “Herbário Comestível” são as sugestões da programação para as famílias que escolherem visitar a Feira no último fim de semana.

A programação completa da Feira do Livro do Porto está disponível no site do evento.